Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9148
Título: Viabilidade técnico-econômica da geração de energia elétrica em barragens de perímetros irrigados.
Autor(es): Ribeiro, Marcos Caldeira
Oliveira Filho, Delly
Mantovani, Everardo Chartuni
Costa, José Márcio
Martins, José Helvecio
Monteiro, Paulo Marcos de Barros
Altoé, Leandra
Palavras-chave: Agricultura
Irrigação
Pequenas centrais hidrelétricas
Barragens
Data do documento: 2016
Referência: RIBEIRO, M. C. et al. Viabilidade técnico-econômica da geração de energia elétrica em barragens de perímetros irrigados. Revista Brasileira de Energia, v. 22, p. 101-118, 2016. Disponível em: <https://sbpe.org.br/index.php/rbe/article/view/353>. Acesso em: 29 set. 2017.
Resumo: implantação de perímetros irrigados requer a construção de barragens em cursos d’água para suprir a necessidade hídrica das culturas. Geralmente, estas estruturas são utilizadas apenas para abastecer o sistema de irrigação, sendo seu potencial hidroelétrico desprezado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade técnico-econômica da geração de energia elétrica em barragens de perímetros irrigados. Foi realizado um estudo de base para a barragem de Manoel Novaes que atende o perímetro de Mirorós, na Bahia. Uma Pequena Central Hidrelétrica poderia gerar 29% do consumo e 12% da demanda de energia elétrica do sistema de irrigação do perímetro. O investimento apresentaria os seguintes indicadores de viabilidade: Valor Presente Líquido de R$ 1.425.616,54, Taxa Interna de Retorno igual a 44%, Relação Benefício/Custo de 2,76 e Tempo de Retorno de Capital igual a 5 anos e 8 meses. O estudo realizado para o perímetro irrigado de Mirorós pode servir de referência para análise de outros perímetros, de modo a incentivar o melhor aproveitamento deste tipo de barragem no Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9148
Link para o artigo: https://sbpe.org.br/index.php/rbe/article/view/353
ISSN: 2317-6652
Aparece nas coleções:DECAT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ViabilidadeTécnicoEconômica.pdf
  Restricted Access
512,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.