Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9052
Título: Análise de partículas mistas em rejeitos de concentração magnética.
Autor(es): Reis, Jonathan Leandro Martins
Pereira, Carlos Alberto
Sampaio, Ney Pinheiro
Palavras-chave: Partículas mistas
Associações minerais
Liberação mineral
Data do documento: 2017
Referência: REIS, J. L. M.; PEREIRA, C. A.; SAMPAIO, N. P. Análise de partículas mistas em rejeitos de concentração magnética. Holos, Natal, v. 1, p. 57-65, 2017. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5481/pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: Partículas mistas são partículas de diferentes minerais que estão intimamente associadas. Objetivou-se por meio deste estudo: (i) utilizar o MEV EDS na detecção de partículas mistas em rejeitos de concentração magnética úmida de alta intensidade em escala laboratorial; (ii) analisar a natureza dessas associações minerais (mineral-minério – mineral de ganga; mineral-minério – mineral-minério) e (iii) avaliar a necessidade da promoção da liberação mineral nessas partículas no sentido de aumentar a recuperação metálica. Os parâmetros experimentais foram: aumento de 250x, tensão de aceleração 20 kV e uso dos elétrons retroespalhados na obtenção das imagens. Os resultados mostraram que existem partículas mistas de mineral-minério – mineral de ganga e mineral-minério – mineral-minério, e também que a liberação dessas partículas não é viável, devido ao tamanho em que se daria maior liberação. Conclui-se que esses dados podem auxiliar na definição de alternativa para aumentar a recuperação metálica nos materiais que geraram esses rejeitos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9052
DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5481
ISSN: 1807-1600
Licença: O periódico Holos permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 11 mar. 2015.
Aparece nas coleções:DEMIN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnálisePartículasMistas.pdf904,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.