Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9050
Título: Cultura, educação e arte para crianças : formação de cidadãos.
Autor(es): Rios, Amanda
Nogueira, Francielle Câmara
Araújo, Marcela
Pereira, Carlos Alberto
Palavras-chave: Educação patrimonial
Responsabilidade social
Formação discentes
Data do documento: 2016
Referência: RIOS, A. et al. Cultura, educação e arte para crianças: formação de cidadãos. Além dos Muros da Universidade, v. 1, p. 5-14, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/303>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: O projeto, há 14 anos, integra comunidade acadêmica, professores, alunos e sociedade por meio de oficinas de arte cantaria e atividades semanais de ensino com crianças. Em 2014, vinte alunos de três escolas públicas de Ouro Preto, com média de idade de onze anos, selecionados pelas próprias instituições no início do ano letivo para participarem do projeto. As atividades foram ministradas por graduandos de história, engenharia de minas, ciências do alimento, no Departamento de Engenharia de Minas, campus UFOP, às terças e quintas-feiras, com duração de duas horas cada. Paralelamente às escolas, o projeto teve como objetivo proporcionar um contato das crianças com o mundo, desconhecido por muitos, da Universidade e despertar nelas a vontade pela construção do conhecimento. O projeto ofereceu também aos participantes reforço escolar, aulas de leitura, escrita e interpretação, contribuindo para alfabetização e melhoria no desempenho escolar. A interação com os alunos de escolas públicas da região trouxe à tona os diversos problemas e soluções enfrentados pelos educadores e famílias. Tal interação expôs ainda outra dificuldade enfrentada na educação brasileira, mas, dessa vez pelos bolsistas e membros do projeto. Os resultados foram: humanização das relações em âmbitos acadêmicos, formação de profissionais com consciência cidadã, melhoria no desempenho escolar das crianças, divulgação do patrimônio material de Ouro Preto.
Resumo em outra língua: The project for 14 years integrates academic community, professors, students and society through workshops of monumental art and weekly activities for teaching with children. In 2014, twenty students from three public schools of Ouro Preto, with an average age of 11 years old, were selected by their own institutions at the beginning of the school year to participate in the project. The activities were taught by students of history, mining engineering, food Science. The classes were in the Department of mining engineering, at university of Ouro Preto at Tuesday and Thursday, with duration of 2 hours each. In addition to schools, the project aims to provide a children's contact with the unknown world of University and awaken in them the desire for knowledge construction. The project also offers to participants: school reinforcement, teaching reading, writing and interpretation, contributing to literacy and improvement in school performance. The interaction with students of public schools in the region back to the fore the various problems and solutions faced by educators and families. Such interaction exposes yet another difficulty faced in Brazilian education, but this time by members of the project. The results were: humanization of relations in academic areas, training of professionals with citizen awareness, improved school performance of children, dissemination material heritage of Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9050
Link para o artigo: http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/303
ISSN: 2447-8091
Aparece nas coleções:DEMIN - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CulturaEducaçãoArte.pdf
  Restricted Access
89,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.