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Título: Espaço social destinado ao exercício e à difusão da leitura, cultura e cidadania.
Autor(es): Pires, Tiago
Freire, Camila
Silva, Fabiano Gomes da
Silva, Francielle Gomes
Pereira, Carlos Alberto
Palavras-chave: Leitura
Cidadania
Formação de mão de obra
Data do documento: 2016
Referência: PIRES, T. et al. Espaço social destinado ao exercício e à difusão da leitura, cultura e cidadania. Além dos Muros da Universidade, v. 1, p. 15-24, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/304>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: O acesso aos produtos literários na sociedade brasileira não se dá de forma igualitária. Existem vários fatores que contribuem para esse quadro, por exemplo: as desigualdades típicas de uma formação de capitalismo tardio com histórica concentração de renda e capital; a indisponibilidade de bibliotecas públicas nas periferias dos grandes centros e em cidades pequenas e médias; as diferenças de qualidade da educação básica ofertada às crianças e aos jovens das classes trabalhadoras; as disparidades culturais e simbólicas na apropriação da leitura entre as classes sociais. Nesse sentido, as políticas institucionais de construção e o fomento de bibliotecas comunitárias ganham importância decisiva na mitigação de parte desse quadro de desigualdade de acesso. Por isso, o DEMIN/UFOP, o IFMG - Ouro Preto e as comunidades dos bairros Saramenha de Cima e Morro São Sebastião, em Ouro Preto/MG, decidiram implantar e manter duas bibliotecas comunitárias para ampliar e dinamizar as oportunidades de leitura e estudo entre crianças, jovens, adultos e idosos. O foco nas bibliotecas é o desenvolvimento de atividades de estímulo à leitura, reforço escolar e ações culturais e sociais. Isso tem concorrido para melhorias na leitura e interpretação dos estudantes atendidos, na transformação do espaço de leitura em local de práticas culturais e para viabilização do acesso à produção literária brasileira e estrangeira clássica e a mais recente.
Resumo em outra língua: In Brazilian society the acess to the literary products does not occur in na equally way. There are many factors that contribute to this, for example: typical inequalities from a late capitalism with historic income and capital concentration; the lack of public libraries in the suburbs of large cities and in small and medium-sized cities; differences in quality of basic education offered to children and youth of the working class; cultural and symbolic differences on appropriation of reading between social classes. In this sense, the institutional policies of construction and support public libraries gets decisive importance in mitigating of this unequal access. Therefore, the University of Ouro Preto (UFOP), the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) in partnership with the communities of neighbourhoods Saramenha São Sebastião, in the Ouro Preto city – Brazil decided to create and maintain two publics libraries to expand the opportunities for reading and study to children, youth, adults and seniors. The focus in libraries is the development of activities to stimulate reading, school tutoring, reading workshops, cultural and social actions. It has been observed improvements in reading and interpretation of the students served and also there is a transformation of reading space in place of cultural practices enabling to this community the access to Brazilian and foreign literary classics.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9049
Link para o artigo: http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/304
ISSN: 2447-8091
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