Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9039
Título: Análise espacial como suporte ao planejamento ambiental da região do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais.
Autor(es): Oliveira, Janaína Silva de
Prado Filho, José Francisco do
Rezende, Renato Andrade
Silva, Marcelo Dutra da
Palavras-chave: Fragmentação
Conflito territorial
Planejamento ambiental
Data do documento: 2017
Referência: OLIVEIRA, J. S. de et al. Análise espacial como suporte ao planejamento ambiental da região do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais. Geographia Meridionalis, v. 3, n.1, p. 134-156, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Geographis/article/view/9925>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: Em Minas Gerais, o Quadrilátero Ferrífero abriga jazidas minerais e remanescentes naturais que garantem os serviços ecossistêmicos para a porção mais populosa do Estado: a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quando mal planejados, os diversos usos da terra podem causar a fragmentação de habitats e desencadear conflitos territoriais. O presente estudo visou analisar o padrão estrutural da paisagem na porção oeste do Quadrilátero Ferrífero como subsídio ao planejamento ambiental do território. Para atingir o objetivo, foram utilizadas técnicas de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e de Ecologia de Paisagem que permitiram avaliar o cenário ambiental da região entre os anos de 1984 e 2013. Os resultados evidenciaram forte efeito das atividades antrópicas sobre os fragmentos de vegetação nativa; uma conflituosa representatividade espacial das áreas legalmente protegidas; e os principais fragmentos de habitat que podem contribuir para a manutenção da paisagem natural.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9039
DOI: http://dx.doi.org/10.15210/gm.v3i1.9925
ISSN: 2446-9165
Licença: O periódico Geographia Meridionalis permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/874>. Acesso em: 17 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEAMB - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseEspacialSuporte.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.