Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9004
Título: Sequência didática para o ensino fundamental : trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos.
Autor(es): Santos, Fernanda Costa dos
Orientador(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Kato, Danilo Seithi
Palavras-chave: Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Teoria ator-rede
Data do documento: 2017
Membros da banca: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Kato, Danilo Seithi
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Viana, Gabriel Menezes
Referência: SANTOS, Fernanda Costa dos. Sequência didática para o ensino fundamental: trilhas para investigar a aprendizagem em ambientes naturais e urbanos. 2017. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como ocorre a aprendizagem dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Belo Horizonte a partir de uma sequência didática que discute assuntos sobre ambientes naturais e urbanizados. Como referencial teórico analítico utilizamos a teoria Ator-Rede (TAR), que trata o conhecimento como um produto social em decorrência da associação entre humanos, artefatos naturais e tecnológicos construídos por meio de uma rede de múltiplos fatos, objetos e pessoas. Além disso, nossos dados direcionaram nosso olhar para a aprendizagem pautada na filosofia estética. Os dados gerados surgiram com os de registros em caderno de campo e produções documentais dos alunos. A partir disso, construímos nosso relato, que evidencia momentos de aprendizagem ocorridos pelas associações entre os actantes que foram mobilizados durante a execução das atividades. Dessa forma, constatamos que a sequência didática possibilita uma aprendizagem em que trata de aspectos e assuntos que envolvam o sujeito e seu entorno, caracterizado-se como uma aprendizagem estética, e não conceitual como era nossa expectativa inicial. De forma ampla esta pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre as potencialidades e limitações existentes na sequência didática, o que pode contribuir para pesquisadores que queiram desenvolver trabalhos futuros. Assim, com base em uma abordagem latouriana, podemos concluir que a aprendizagem estética, ainda que pouco valorizada nos campos do ensino de ciências e biologia, contribui para uma educação científica ampliando percepções e vivências dos estudantes. Acreditamos que essa atividade se constitua como um produto diferenciado para se trabalhar no ensino de ciências de forma articulada com o compromisso social na busca pela qualidade de vida de uma comunidade.
Resumo em outra língua: This research had as general objective to understand how the learning of the students of the 6th year of the Elementary School of a public school in Belo Horizonte occurs from a didactic sequence that discusses subjects about natural and urbanized environments. As an analytical theoretical reference we use the Ator-Net theory (TAR), which treats knowledge as a social product due to the association between human, natural and technological artifacts built through a network of multiple facts, objects and people. In addition, our data directed our approach to learning based on aesthetic philosophy. The data generated came from records in the field and documentary productions of the students. From this, we construct our report, which evidences moments of learning occurred from the associations between the actants who were mobilized during the execution of the activities. In this way, we verified that the didactic sequence makes possible a learning in which it deals with aspects and subjects that involve the subject and its surroundings, characterized as an aesthetic learning, and not conceptual as it was our initial expectation. This research broadly allowed us to reflect on the potentialities and limitations of the didactic sequence, which may contribute to researchers who want to develop future work. Thus, based on a Latourian approach, we can conclude that aesthetic learning, although little valued in the fields of science and biology education, contributes to a scientific education that broadens students' perceptions and experiences. We believe that this activity constitutes a differentiated product to work in the teaching of science in a way articulated with the social commitment in the quest for the quality of life of a community.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9004
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/10/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_SequênciaDidáticaEnsino.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_SequênciaDidáticaEnsino.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons