Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8978
Título: Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos.
Título(s) alternativo(s): When students become a didactic sequence in an actor-network. Translations between science, technology, society and environment in youth's and adult's education.
Autor(es): Coutinho, Francisco Ângelo
Santos, Victor Marcondes de Freitas
Amaral, Ana Cláudia Reis
Santos, Magno Inácio dos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Silva, Analise de Jesus da
Palavras-chave: Ensino de ciências
Educação de jovens e adultos
Antropoceno
Teoria ator-rede
Data do documento: 2016
Referência: COUTINHO, F. A. et al. Quando os educandos transformam uma sequência didática em um ator-rede. Movimentos de translação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na educação de jovens e adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, p. 178-193, 2016. Disponível em: <http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID328/v11_n3_a2016.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
Resumo: O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma aula na modalidade educação de jovens e adultos (EJA). A aula faz parte de uma sequência didática sobre as controvérsias em torno da proposta do antropoceno como uma nova idade geológica. Nossa intenção foi utilizar o conceito de antropoceno como um nexo capaz de congregar os componentes ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e, deste modo, contextualizar os conteúdos científicos para os educandos da EJA. A análise mostrou que, a partir da aula sobre história da Terra e da vida na Terra, esta é uma experiência didática capaz de caracterizar algumas especificidades dos educandos e das aulas na EJA. Ao final, propomos entender estas aulas mais como um ator-rede do que como um acontecimento linear. Deixamos ainda algumas questões que necessitam de aprofundamento e desdobramentos.
Resumo em outra língua: In this paper we present the results of a research conducted on an education of adults and youths class which was part of a didactic sequence about the controversies of the anthropocene as a new geological age. Our intention was to use the anthropocene concept as a nexus able of assembling the science, technology, society and environment components. By that, we were able to contextualize scientific content for the students. Our analysis showed, from the History of Earth and life on Earth lesson, that this is a successful learning experience. More than that, we were able to characterize some of the student's specificities. At the end, we propose to understand this lesson more like an actor-network rather than a linear event and discuss some topics that need deepening and unfolding.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8978
ISSN: 1982-2413
Licença: O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 12 dez. 2019.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_QuandoEducandosTransformam.pdf623,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.