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Título: Projeto Cantaria : extensão universitária e a formação docente no viés da educação patrimonial.
Título(s) alternativo(s): Stonemasonry project : university extension and teacher trainning by the heritage education.
Autor(es): Pereira, Fabrício Luiz
Pereira, Carlos Alberto
Imbelloni, Alaine Moreira
Palavras-chave: Extensão universitária
Patrimônio
Cantaria
Data do documento: 2013
Referência: PEREIRA, F. L.; PEREIRA, C. A.; IMBELLOINI, A. M. Projeto Cantaria: extensão universitária e a formação docente no viés da educação patrimonial. Revista Congreso Universidad, v. 2, n. 2, p. 01-07, 2013. Disponível em: <http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/484>. Acesso em: 20 de jul. 2017.
Resumo: As políticas patrimoniais na cultura ocidental sugerem a preservação e conservação de bens materiais e imateriais das diferentes sociedades. Para tal, a noção de identidade entre a sociedade e o monumento ou prática a ser conservada é essencial para assegurar a memória nacional ou de determinado grupo. Dentro desse contexto apresenta-se o Projeto Cantaria (DEMIN/ UFOP), que desde o ano 2000 se preocupa em resgatar o ofício de canteiro e com medidas educacionais que visam conscientizar a sociedade ouro-pretana da importância desses monumentos para a construção urbana local. A técnica da cantaria consiste em lavrar a rocha em formas geométricas ou figurativas para aplicação em construções, com finalidade ornamental e/ou estrutural. Além das construções de pedra e cal vários foram os monumentos em que a cantaria fora utilizada de maneira artística. Ocupando-se dessas questões o projeto desenvolveu diferentes linhas de ação para as atividades educativas, sobretudo ligadas ao patrimônio. O presente trabalho propõe uma análise acerca da importância da extensão universitária para a instituição acadêmica, sobretudo através da análise conceitual e prática da pesquisa, ensino e extensão, como se interligam e garantem uma melhor qualidade na educação do nível superior. Outro objetivo é discutir o papel da extensão dentro do contexto social de Ouro Preto, a partir da idéia de apropriação do patrimônio local e a afirmação da identidade dessa sociedade salientadas através das pesquisas de caráter histórico e dos trabalhos da oficina de cantaria.
Resumo em outra língua: Equity policies in Western culture suggest the preservation and conservation of tangible and intangible assets of different societies. To this end, the notion of identity between society and the monument to be preserved or practice is essential to ensure the national memory or a certain group. Within this context we present the design stonework (DEMIN / UFOP), which since 2000 is concerned to rescue the craft of stone cutting and educational measures designed to raise awareness of the gold-Pretani the importance of these monuments to the urban construction site. The technique is to sing till the rock in figurative or geometric shapes for use in buildings with ornamental purposes and / or structural. Besides the buildings of stone and lime were the various monuments in stone that had been used in an artistic way. Taking care of these issues the project has developed different lines of action for educational activities, primarily related to equity. This paper proposes an analysis of the importance of university extension for the academic institution, especially through the practice of conceptual analysis and research, teaching and extension, as are interconnected and provide a better quality in higher education. Another objective is to discuss the role of extension in the social context of Ouro Preto, based on the idea of ownership of local heritage and the affirmation of identity that society highlighted through the research of historical and monumental works of the workshop. We propose also highlight how the work relates to the extension society, especially as it is guided by the needs and concerns of this.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8789
Link para o artigo: http://revista.congresouniversidad.cu/index.php/rcu/article/view/484
ISSN: 2306-918X
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