Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8723
Título: Gilles Deleuze e a intercessão da arte na criação do pensamento da diferença.
Autor(es): Rezino, Larissa Farias
Orientador(es): Silva, Cíntia Vieira da
Palavras-chave: Gilles Deleuze
Diferença - filosofia
Data do documento: 2017
Membros da banca: Silva, Cíntia Vieira da
Pellejero, Eduardo Aníbal
Costa, Rachel Cecília de Oliveira
Referência: REZINO, Larissa Farias. Gilles Deleuze e a intercessão da arte na criação do pensamento da diferença. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Tendo em vista que a questão central da filosofia deleuziana refere-se à construção do pensamento e o seu estatuto de transversalidade diante das demais áreas de criação, a nossa pesquisa direcionou-se para as intercessões possíveis da arte, com destaque para a expressão artístico-literária, junto à estruturação do pensamento da diferença. O trabalho gira em torno das questões do pensamento, da criação, da arte e da literatura e tem como intuito final apresentar algumas dentre as inúmeras intercessões artísticoliterárias na teoria filosófica em evidencia. Para tanto, elencamos três grandes obras: Proust e os Signos, Diferença e Repetição e O que é Filosofia? A partir da argumentação contida nelas direcionamos o nosso estudo objetivando averiguar como a arte contribuiu para a formulação do conceito de pensamento da diferença ou, pensamento sem imagem, proposto por Gilles Deleuze.
Resumo em outra língua: En prenant en compte le fait que la question centrale de la philosophie deleuzienne se réfère à la construction de la pensée et à son statut de transversalité devant les autres domaines de création, notre recherche s'est orientée sur les intercessions possibles de l'art en mettant en évidence l'expression artistico-littéraire, ainsi que la structuration de la pensée de la différence. Ce travail se concentre sur les questions de la pensée, de la création, de l'art et de la littérature et a pour objectif final de présenter certaines des innombrables intercessions artistico-littéraires dans la théorie philosophique mise en évidence. Nous énumérons à cet effet trois grandes oeuvres: Proust et les signes, Différence et répétition et Qu'est-ce que la philosophie ? Á partir de l'argumentation contenue dans ces oeuvres, nous dirigeons notre étude dans le but de vérifier comment l'art a contribué à la formulation du concept de la pensée de la différence ou de la pensée sans image, proposé par Gilles Deleuze.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8723
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GillesDeleuzeInterseções.pdf15,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons