Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8711
Title: Morcegos do Parque Estadual do Rio Preto, MG : estrutura da comunidade e variação altitudinal.
Authors: Coelho, Eduardo de Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Paglia, Adriano Pereira
Keywords: Diversidade de espécies
Altitude - influência
Cerrados
Issue Date: 2016
metadata.dc.contributor.referee: Paglia, Adriano Pereira
Falcão, Luiz Alberto Dolabela
Azevedo, Cristiano Schetini de
Citation: COELHO, Eduardo de Rodrigues. Morcegos do Parque Estadual do Rio Preto, MG: estrutura da comunidade e variação altitudinal. 2016. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: Inventários de espécies são importantes, pois proporcionam informações básicas da composição da diversidade biológica de uma área ou região. O objetivo do nosso estudo foi gerar a primeira lista de espécies de morcegos para o Parque Estadual do Rio Preto (PERP) – MG, unidade de conservação inserida no bioma Cerrado e que apresenta uma considerável riqueza de espécies de animais e vegetais. Com esforço amostral de 108 noites foram capturados 547 indivíduos de morcegos, totalizando 26 espécies pertencentes a três famílias: Phyllostomidae, Molossidae e Vespertilionidae. A guilda trófica com maior número de capturas foi nectarívoro (44,24%), seguida por frugívoro (41,49%) e hematófago (7,86%). Entre as espécies capturadas, destacamos Lonchophylla bokermanni, Glyphonycteris behnii e Histiotus velatus. De acordo com a Lista do Oficial do Brasil (MMA 2014), L. bokermanni é considerada uma espécie quase ameaçada de extinção e G. behnii está listada como Vulnerável. Histiotus velatus é considerada deficiente em dados segundo a IUCN (2015). Concluímos que a riqueza de morcegos registrada no PERP é considerada elevada, correspondendo a 81% das espécies conhecidas para a Cadeia do Espinhaço e acreditamos que esta lista de espécies de morcegos do PERP ajudará em futuros trabalhos científicos e no manejo do parque, propiciando tanto a comunidade científica quanto aos visitantes, mais informações sobre quais espécies são encontradas no PERP e quais são ameaçada de extinção ou deficientes de dados, sendo essas prioritárias para a conservação.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8711
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEBT - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_MorcegosParqueEstadual.pdf1,22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons