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Título: Investigando a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo : um estudo com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG).
Autor(es): Ferraz, Sara Rodrigues
Orientador(es): Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Matemática - primário - estudo e ensino
Data do documento: 2016
Membros da banca: Ferreira, Ana Cristina
Bittar, Marilena
Moreira, Plínio Cavalcanti
Referência: FERRAZ, Sara Rodrigues. Investigando a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo : um estudo com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). 2016. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A compreensão das operações aritméticas elementares é, historicamente, um dos pilares da vida escolar. Na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, geralmente, esse é um dos conhecimentos matemáticos básicos que se espera que os alunos tenham construído. Contudo, as avaliações nacionais evidenciam que tal expectativa não tem se concretizado na maioria das escolas públicas brasileiras. Em vista disso, com base na Teoria dos Campos Conceituais, construímos e aplicamos um conjunto de tarefas para trabalhar o campo multiplicativo em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida ao longo de quatro meses, nos horários regulares das aulas de Matemática da turma e teve como foco a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo. Os dados foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo de algumas atividades desenvolvidas, do diário de campo da pesquisadora, de registros produzidos pelos alunos ao longo do trabalho e de entrevistas realizadas com alguns alunos. Os resultados evidenciam que todos os alunos mobilizaram saberes, porém, de forma distinta. Assim, enquanto alguns conseguiram avançar significativamente na compreensão e resolução de problemas relacionados ao campo multiplicativo, outros, que superaram dificuldades relacionadas ao campo aditivo e iniciaram uma compreensão do campo multiplicativo. Também foi evidente no estudo que outras aprendizagens (saber se relacionar com colegas e professora, saber ouvir os colegas, saber construir e expressar argumentos, etc.) ocorreram e tiveram papel importante no processo. O estudo gerou um livreto, destinado principalmente a professores, futuros professores e formadores de professores, no qual várias tarefas são apresentadas e discutidas.
Resumo em outra língua: Understanding basic arithmetic calculations is historically one of the pillars school life is built upon. When transitioning from initial to final years of Elementary School, it is one of the basic mathematical knowledge expected from students. National assessments, however, show that such expectation is not real for most public schools in Brazil. Therefore, based upon the Theory of Conceptual Fields, we have developed and applied a group of tasks to work with the multiplicative field in a 6th grade class of a public school in the town of Ouro Preto (Minas Gerais). This is a qualitative research performed throughout four months, during the class's regular schedule of math lessons, and it was aimed at the students' learning of concepts related to the multiplicative field. Data were produced through audio and video recordings of some of the activities developed, the researcher's field journal, the registers produced by students along the study, and the interviews carried out with some of the students. The results show that all students mobilized knowledge, but in distinct ways. Thus, while some managed to progress at understanding and solving problems related to the multiplicative field, others overcame difficulties related to the additive field and started to understand the multiplicative field. It was also noticed within this study that there were other learning points (get to know how to interact with classmates and teacher, listen to classmates, make and express arguments, etc.) and they were fundamental in the process. The study’s outcome was a booklet, mainly intended for teachers, teachers-to-be, and teachers under training, in which several tasks are presented and discussed.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8707
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

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