Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8650
Título: Análise de fadiga de ligações soldadas de barras de aço tubulares.
Autor(es): Lage, Carmem Miranda
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Freitas, Marcílio Sousa da Rocha
Palavras-chave: Fadiga
Perfis tubulares
Ligações tubulares
Estruturas de aço
Data do documento: 2013
Referência: LAGE, C. M.; SARMANHO, A. M. C.; FREITAS, M. S. da R. Análise de fadiga de ligações soldadas de barras de aço tubulares. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, v. 10, p. 5-25, 2013. Disponível em: <seer.upf.br/index.php/rsaee/article/download/965/2407>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumo: Nesse trabalho é apresentada uma análise de fadiga de ligações soldadas formadas por perfis estruturais tubulares de aço. É apresentado o procedimento de estimativa de vida útil à fadiga dessas ligações por meio dos métodos da tensão geométrica e da tensão nominal, estabelecidos no CIDECT 8 e Eurocode 3, com abordagem baseada em ciclos de tensão (curvas S-N). A filosofia de projeto associada a esta abordagem é a de vida garantida, que deve proporcionar um nível aceitável de confiabilidade da estrutura sem inspeções periódicas. O modelo analisado foi o de uma ponte metálica treliçada, sendo apresentada uma discussão entre esses dois métodos abordando vantagens e limitações. Os resultados obtidos permitiram determinar qual método é melhor aplicável para uma dada situação de projeto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8650
Link para o artigo: seer.upf.br/index.php/rsaee/article/download/965/2407
ISSN:  23162457
Aparece nas coleções:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseFadigaLigações.pdf
  Restricted Access
1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.