Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8629
Título : Balanço hídrico do bota-fora BF4 da mina de Urânio Osamu Utsumi, como subsídio para projetos de remediação de drenagem ácida.
Autor : Fagundes, Júnio René Toledo
Leite, Adilson do Lago
Mello, Carlos Eduardo Ferraz de
Gomes, Romero César
Palabras clave : Drenagem ácida de mina
Balanço hídrico
Urânio
Remediação
Fecha de publicación : 2008
Citación : FAGUNDES, J. R. T. et al. Balanço hídrico do bota-fora BF4 da mina de Urânio Osamu Utsumi, como subsídio para projetos de remediação de drenagem ácida. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 13, p. 19-28, 2008. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=15&SUMARIO=180>. Acesso em: 20 jul. 2017.
Resumen : A drenagem ácida de mina (DAM) constitui um dos grandes problemas ambientais associados às atividades mineradoras. Ela se caracteriza basicamente pela elevação da acidez no meio e, consequentemente, pela dissolução de metais pesados associados às matrizes rochosas. O impacto direto da DAM se reflete na degradação da qualidade dos corpos hídricos, com suas conhecidas consequências. Inserido na avaliação da geração da DAM, o presente trabalho tem como objetivo principal a obtenção do balanço hídrico na região do bota-fora BF4, um dos maiores responsáveis pela formação da DAM na mina de urânio Osamu Utsumi, propriedade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), situada em Caldas MG. A utilização desta “ferramenta” hidrológica serviu como medida preliminar, na tentativa da determinação dos principais contribuintes hídricos e na melhoria do entendimento do fluxo aquoso para a geração de DAM, no local. Para o balanço, dados meteorológicos fornecidos pela INB e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foram utilizados e também vazões hídricas monitoras pela INB. Considerando-se as hipóteses adotadas, os resultados indicam a precipitação como o principal contribuinte para o volume de DAM gerado na base do BF4, norteando assim possíveis medidas de remediação.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8629
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v13n1.p19-28
ISSN :  2318-0331
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no Brazilian Journal of Water Resources estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Brazilian Journal of Water Resources <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2318-0331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jan. 2020.
Aparece en las colecciones: DECIV - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_BalançoHídricoBota.pdf565,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.