Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8487
Título: As relações de gênero na educação infantil : implicações no nível de participação das meninas nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade de Ouro Preto, MG.
Autor(es): Damacena, Ana Daniela
Maximiano, Natalia Daniela Vieira
Paixão, Jairo Antônio da
Data do documento: 2016
Referência: DAMACENA, A. D.; MAXIMIANO, N. D. V.; PAIXÃO, J. A. da. As relações de gênero na educação infantil : implicações no nível de participação das meninas nas aulas de Educação Física em uma escola pública da cidade de Ouro Preto, MG. Revista Iniciação & Formação Docente, v. 2, p. 1-10, 2016. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/1272>. Acesso em: 05 ago. 2017.
Resumo: As aulas de Educação Física são momentos no ambiente escolar em que a relação de gênero se problematiza e seus aspectos históricos contribuíram para dicotomia entre os gêneros durante as aulas. Com o objetivo de analisar a participação das meninas nas aulas de Educação Física neste segmento de ensino, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco turmas da Educação Infantil de uma escola pública e suas respectivas professoras, no primeiro semestre de 2014. Concluiu-se que o gênero feminino se torna submisso quando há um confronto direto com o gênero masculino durante as aulas de Educação Física. É importante estudar o gênero na Educação Infantil para entender o comportamento de meninas e meninos ao longo da vida escolar, e educar, desde o início, para que as diferenças existentes não sejam esquecidas, mais sim entendidas para não sobrepujar uma em relação à outra.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8487
Link para o artigo: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/1272
ISSN: 23591064
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelaçõesGenerosEducação.pdf
  Restricted Access
116,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.