Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8423
Título: Análise qualitativa e toxicológica de uma floração de cianobactérias na Lagoa do Gambá em Ouro Preto, MG, e uma síntese da ocorrência de florações de cianobactérias no Brasil.
Autor(es): Freitas, Tália Carvalho de
Sant'Anna, Eneida Maria Eskinazi
Guedes, Claudia Dumans
Ferreira, Tanare Cambraia Ribeiro
Guarda, Vera Lúcia de Miranda
Jardim, Fernando Antônio
Palavras-chave: Florações de algas nocivas
Eutrofização
Cianobactérias
Data do documento: 2012
Referência: FREITAS, T. C. de et al. Análise qualitativa e toxicológica de uma floração de cianobactérias na Lagoa do Gambá em Ouro Preto, MG, e uma síntese da ocorrência de florações de cianobactérias no Brasil. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 17, p. 17-28, 2012. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=94&SUMARIO=1126>. Acesso em: 20 de jul. 2017.
Resumo: O interesse sobre as florações de algas nocivas (FANs) tem aumentado ao longo dos últimos anos. A eutrofização é um dos fatores relacionados com a proliferação das cianobactérias, formando as florações que se acumulam na superfície da água. O objetivo deste estudo foi isolar e identificar as espécies predominantes de cianobactérias e as cianotoxinas da floração observada na superfície da água da Lagoa do Gambá, em Ouro Preto (Brasil), cidade que é Patrimônio Histórico Mundial. Nas últimas décadas, a lagoa vem sofrendo com a intensa poluição causada principalmente por atividades antrópicas, sendo considerada um sistema eutrofizado. A amostra de água foi coletada em julho 2007 e a análise qualitativa mostrou a presença dominante de Microcystis novacekii. A análise qualitativa feita por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência não detectou a presença de cianotoxinas na amostra e o Kit ELISA acusou a concentração de 0,2 μg.L?¹ de microcistina. A floração foi comprovadamente não-tóxica através do teste de toxicidade com os camundongos onde não houve morte de animais. Ficou comprovado que a floração não apresentava risco potencial à saúde da população que frequentemente realiza a pesca no local, no entanto, é necessário o monitoramento regular do fitoplâncton da lagoa e estudos complementares, além do controle da eutrofização, devido à alta incidência de florações. Ocorrências de florações têm sido reportadas mundialmente e os registros cresceram significativamente nos últimos 15 anos no Brasil. São apresentados alguns exemplos de casos distribuídos no território brasileiro dentre um período de trinta anos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8423
DOI: http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v17n3.p17-28
ISSN:  2318-0331
Licença: Os trabalhos publicados no Brazilian Journal of Water Resources estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Brazilian Journal of Water Resources <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2318-0331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jan. 2020.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseQualitativaToxicológica.pdf710,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.