Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8409
Título : Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo com alunos de pedagogia de uma universidade federal mineira.
Autor : Carvalho, Hudney Alves Faria de
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ana Cristina
Palabras clave : Matemática - estudo e ensino - geometria
Matemática - estudo e ensino - formação de professores
Educação de base
Fecha de publicación : 2017
metadata.dc.contributor.referee: Ferreira, Ana Cristina
Barbosa, Jonei Cerqueira
Moreira, Plínio Cavalcanti
Citación : CARVALHO, Hudney Alves Faria de. Aprendendo a ensinar geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo com alunos de pedagogia de uma universidade federal mineira. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumen : A presente pesquisa teve como propósito analisar possíveis mobilizações de saberes por estudantes de Pedagogia, ao vivenciarem tarefas relacionadas ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a responder a seguinte questão: Que saberes são mobilizados por licenciandos em Pedagogia a partir de um conjunto de tarefas relacionadas ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O estudo, de cunho qualitativo, ocorreu ao longo de 12 encontros com 20 estudantes de um curso presencial de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade federal do interior de Minas Gerais durante uma disciplina obrigatória de sua matriz curricular. A produção de dados se deu por meio de: diário de campo do pesquisador (com o apoio de gravações em áudio e vídeo de alguns encontros), registros produzidos pelos estudantes ao longo do trabalho e entrevistas com alguns licenciandos. Inspirados em conceitos como Mathematical knowledge for teaching, Mathematics for teaching, Teachers’ mathematical knowledge for teaching, entre outros, buscamos construir uma compreensão acerca dos saberes relacionados ao ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, consideramos a experiência vivida por alguns futuros pedagogos, participantes do estudo, e também pelo formador, autor deste estudo. Os resultados evidenciam que o tempo foi insuficiente para mobilizar, de forma consistente, saberes específicos de Geometria. Em parte, isso se deve à formação recebida na Educação Básica pelos participantes do estudo e à relação estabelecida por eles com a Matemática. Contudo, encontramos fortes indícios de mobilização de outros saberes, importantes para a construção da identidade docente: compreender que existem variadas formas de ensinar Geometria nos anos iniciais; perceber o papel do professor na construção dos conhecimentos geométricos nas aulas dos anos iniciais; valorizar a participação das crianças nas tarefas de Matemática; reconhecer a necessidade de o professor procurar interpretar/compreender o raciocínio das crianças para melhor planejar suas aulas, entre outros. Em síntese, o processo vivido contribuiu para a construção de uma relação com a Geometria por parte dos licenciandos que pode favorecer aprendizagens futuras. A pesquisa gerou um produto educacional voltado para formadores de professores e professores, no qual algumas tarefas são apresentadas e discutidas. Esperamos contribuir para a formação matemática dos professores dos anos iniciais, e trazer elementos para o debate acadêmico acerca da Matemática para o ensino nos anos iniciais, e, em especial, dos saberes relacionados ao ensino de Geometria nesse nível.
metadata.dc.description.abstracten: The present research had the purpose to analyze possible mobilizations of knowledge by Pedagogy undergraduate students when experiencing tasks related to Geometry teaching in the initial years of Elementary School. The qualitative study was carried out during 12 meetings with 20 students of a Pedagogy degree course of a federal university in Minas Gerais countryside during a compulsory discipline of its curriculum. The data were produced through researcher's field diary (with the support of audio and video recordings of some meetings), recordings produced by the students throughout the work, and interviews with some undergraduates. Inspired by concepts such as Mathematical Knowledge for Teaching, Mathematics for Teaching, Teachers' Mathematical Knowledge for Teaching, among others, we seek to build an understanding about the knowledge related to the teaching of Geometry in the initial years of Elementary School. For this purpose, we consider the experience lived by some future educators, participants of the study, and also by the trainer, author of this study. The results evidenced that the time was insufficient to mobilize, in a consistent way, specific knowledge of Geometry. This is partly due to the training received in Basic Education by the participants of the study, and the relation established by them with Mathematics. However, we have found strong evidence of mobilization of other knowledge, important to the construction of the teaching identity, such as understanding that there are various ways of teaching Geometry in the early years; perceiving the role of the teacher in the construction of geometric knowledge in the classes in the initial years; valuing the participation of children in mathematical tasks; recognizing the need for the teacher to seek and/or understand the reasoning of children to better plan their classes, among others. In summary, the experience contributed to the construction of a relationship with Geometry by the teaching undergraduates that can favor future learning. The research generated an educational product, aimed at teacher trainers and teachers, in which some tasks are presented and discussed. We hope to contribute to the mathematical formation of the teachers of the initial years, and to bring elements to the academic debate about Mathematics for Teaching in the early years, especially the knowledge related to the teaching of Geometry at that level.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8409
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTACAO_AprendendoEnsinarGeometria.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_EnsinandoGeometriaAnos.pdf2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons