Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8240
Título: Efeito da atividade mineira na dispersão de minério de ferro ao longo do alto e médio rio Piracicaba.
Autor(es): Guedes, Claudia Dumans
Gonçalves, Cilete
Castro, Paulo de Tarso Amorim
Matsumura, Marcelo da Silva
Lena, Jorge Carvalho de
Paiva, José Fernando de
Palavras-chave: Rio Piracicaba
Minerações de ferro
Concentração de sedimentos
Data do documento: 2005
Referência: GUEDES, C. D. et al. Efeito da atividade mineira na dispersão de minério de ferro ao longo do alto e médio rio Piracicaba. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Porto Alegre, v. 10, n.1, p. 89-95, 2005. Disponível em: <https://www.abrh.org.br/SGCv3/index.php?PUB=1&ID=29&SUMARIO=1520>. Acesso em: 20 de jun. 2017.
Resumo: A região em torno do alto e médio rio Piracicaba concentra um grande número de empresas de mineração. O teor de óxidos de ferro nos sedimentos do leito do rio foi analisado com o objetivo de estabelecer uma correlação entre o acúmulo de sedimento sobre o leito do rio e as atividades mineiras da região. Vinte e uma amostras foram analisadas por difração de Raios-X, separação magnética, PPC (perda de massa por calcinação) e tiveram sua composição granulométrica determinada. Aquelas amostras de trechos próximos à cabeceira do rio, recebendo a contribuição de afluentes que drenam áreas de mineração, apresentaram os maiores teores de minerais de ferro. Nestes pontos as concentrações de hematita foram cerca de quatro vezes superiores aos valores médios encontrados na extensão do rio estudada. Dois outros pontos que apresentaram concentrações elevadas de óxidos, recebem através da rede de drenagem a contribuição de afluentes ricos em produtos da erosão de itabiritos de uma região de relevo acidentado.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8240
DOI: http://dx.doi.org/10.21168/rbrh.v10n1.p89-95
ISSN:  2318-0331
Licença: Os trabalhos publicados no Brazilian Journal of Water Resources estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Brazilian Journal of Water Resources <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2318-0331&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 jan. 2020.
Aparece nas coleções:DEGEO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EfeitoAtividadeMineira.pdf384,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.