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Título: Tropicalismo e vanguardas europeias : imperativo de ruptura, processos construtivos e alcance crítico.
Autor(es): Granato, Guilherme de Azevedo
Orientador(es): Patriota, Rainer Câmara
Palavras-chave: Tropicalismo - movimento musical
Vanguarda - estética
Música popular
Política - ditadura
Data do documento: 2016
Membros da banca: Patriota, Rainer Câmara
Burnett, Henry
Freitas, Romero Alves
Referência: GRANATO, Guilherme de Azevedo. Tropicalismo e vanguardas europeias: imperativo de ruptura, processos construtivos e alcance crítico. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Esta dissertação presta-se a investigar o movimento cultural Tropicália, surgido no Brasil na segunda metade da década de 1960, a partir de sua afinidade com os movimentos artísticos de vanguarda do início do século XX. Tal aproximação tem dois eixos básicos: o primeiro remete à temporalidade própria da vanguarda, orientada pelo impulso de ruptura com a tradição; o segundo diz respeito à interface entre estética e política que permeou o ideário dos levantes vanguardistas, denotando um crescimento de expectativas a respeito do potencial socialmente transformador da arte e operando uma mudança nos protocolos construtivos das obras. No Brasil, dentro do atribulado cenário cultural e político da década de 1960, travava-se um acirrado debate no meio da música popular em torno de seus rumos estéticos e papel político. Nesse contexto, os tropicalistas, tendo em mente a vertente musical do movimento, buscaram repensar as relações possíveis entre tradição e modernidade. Além disso, reelaboraram a coordenação entre crítica social e configuração estética, deslocando o eixo crítico do conteúdo para a forma em suas composições, destoando, assim, da linguagem padrão que vigorava na música popular daquele período.
Resumo em outra língua: This work lends investigates the Tropicália movement, which emerged in Brazil in the second half of the sixties, from its affinity with the avant-garde movements of the early twentieth century. Such an approach has two basic axes: the first refers to the very temporality of the vanguard, guided by the idea of breaking with tradition; the second concerns the interface between aesthetics and politics that permeated the ideas of the artistic avant-garde uprisings, showing a growth of expectations regarding the socially transformative potential of art and operating a constructive change in the protocols of the artworks. In Brazil, within the turbulent cultural and political landscape of the sixties, it crashed into a heated debate within the popular music around its aesthetic directions and political role. In this context, the tropicalists, keeping in mind the musical aspect of the movement, sought to rethink the possible relations between tradition and modernity. In addition, they also redraw the coordination between social criticism and aesthetic configuration, shifting the critical axis of the content to the form in their compositions, thereby differing from standard language that was prevalent in popular music of that period.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8167
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