Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/8126
Título: Um estudo dos determinantes da decisão dos e-consumidores de comprarem no comércio eletrônico.
Autor(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Inácio, Raoni de Oliveira
Felipe, Israel José dos Santos
Palavras-chave: E-commerce
E-commerce adoption
E-consumer
Data do documento: 2015
Referência: CERIBELI, H. B.; INÁCIO, R. de O.; FELIPE, I. J. dos S. Um estudo dos determinantes da decisão dos e-consumidores de comprarem no comércio eletrônico. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 174-199, jan./abr. 2015. Disponível em: <http://revistagt.fpl.edu.br/get/article/view/779>. Acesso em: 29 jun. 2017.
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar e categorizar os antecedentes que explicam a decisão dos e-consumidores de adotarem o comércio eletrônico para realizarem suas compras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa com 310 pessoas, estratificadas por quotas, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os dados coletados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais e o modelo proposto foi validado estatisticamente. Entre os principais resultados, destaca-se a constatação de que os consumidores optam pelo comércio eletrônico movidos pela percepção de que este canal de compras otimiza os resultados obtidos (determinantes funcionais), propicia diversão e prazer (determinantes hedonistas), é seguro e não os expõe a grande risco (determinante confiabilidade) e pela disponibilidade de tempo, distância geográfica envolvida na compra e flexibilidade no horário de funcionamento dos websites (determinantes situacionais). A principal contribuição desta pesquisa reside no esforço dos autores de criar um modelo para explicar a adoção do comércio eletrônico sob a perspectiva dos indivíduos, favorecendo a redução da lacuna teórica atualmente existente no que se refere ao estudo do e-consumidor.
Resumo em outra língua: The aim of this study was to identify and categorize the antecedents that explain the decision of consumers to adopt e-commerce to realize theirs purchases. To this end, we carried out a quantitative survey with 310 people, stratified by quotas, including the states of Sao Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais and Espirito Santo. The collected data were analyzed using Structural Equation Modeling and the proposed model was statistically validated. Among the main results, we highlight the finding that consumers opt for e-commerce driven by the perception that this shopping channel optimizes the results (functional determinants), provides fun and pleasure (hedonistic determinants), is safe and not exposes you to great risk (determinant reliability) and by the availability of time, geographic distance involved in buying and flexibility of websites operating hours (situational determinants). The main contribution of this research lies in the authors' effort to create a model to explain the adoption of e-commerce from the perspective of individuals to reduce the theoretical gap existent associated with the study of e-consumers.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8126
DOI: https://doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i1.779
ISSN: 2177-6652
Licença: O periódico Revista Gestão & Tecnologia permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1802>. Acesso em: 10 dez. 2019.
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EstudoDeterminantesDecisão.pdf419,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.