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Título: Comunicação organizacional e discurso : disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana-MG.
Autor(es): Carneiro, Dayana Cristina Barboza
Orientador(es): Prado, Jan Alyne Barbosa
Palavras-chave: Comunicação nas organizações
Análise do discurso
Facebook - rede social on-line
Minas e recursos minerais - Samarco Mineração S. A.
Data do documento: 2017
Membros da banca: Prado, Jan Alyne Barbosa
Schwaab, Reges Toni
Oliveira, Ivone de Lourdes
Referência: CARNEIRO, Dayana Cristina Barboza. Comunicação organizacional e discurso: disputa de sentidos na fanpage da Samarco a partir da ruptura da barragem de Fundão em Mariana-MG. 2017. 318 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
Resumo: Com esta pesquisa, objetiva-se investigar a disputa de sentidos constituída na fanpage da Samarco no primeiro mês após a ruptura da barragem de Fundão, em Mariana-MG. O alicerce teórico é construído com base nas discussões acerca do ambiente digital, com destaque para o Facebook, a Comunicação Organizacional contemporânea e a Análise do Discurso (AD). Assim, primeiramente, dá-se relevo ao ambiente midiático em que os discursos estão inscritos a partir do delineamento do Facebook sob duas acepções: o conceito de redes sociais na internet (RECUERO 2009; 2015) e os princípios que caracterizam os novos media, proposição de Manovich (2005). No que se refere às discussões sobre a Comunicação Organizacional (CO) contemporânea, a abordagem é feita sob o viés do Paradigma da Complexidade, com base nas reflexões de Morin (2003; 2015) e Scroferneker (2008; 2012; 2015). Debate-se, também, a reconfiguração da CO diante dos processos comunicacionais constituídos em ambientes digitais, considerando o potencial de participação dos públicos e a apropriação das plataformas de comunicação digitais como ferramentas da Comunicação Organizacional. Depois, aborda-se a Análise do Discurso (AD) e as noções-conceito de Condições de produção, Memória discursiva, Estratégias discursivas, Contrato de comunicação e Acontecimento discursivo, com base nas reflexões de autores como Pêcheux (1995), Orlandi (2012) e Charaudeau (2008; 2009abc; 2010). Com fundamento nessa tessitura conceitual, a metodologia foi desenvolvida em duas fases: na primeira, abordou-se a dinâmica dos discursos produzidos pela Samarco no período de 5 de novembro de 2015 a 5 de dezembro de 2015, recorte temporal da pesquisa. Após isso, foram selecionadas três postagens da empresa e seus respectivos comentários para uma análise aprofundada, considerando, também, as especificidades do ambiente digital e o modo como esse espaço midiático conforma a construção discursiva. Além disso, a entrevista realizada com a jornalista responsável pelo gerenciamento da fanpage da Samarco contribuiu, de modo especial, para o entendimento acerca das condições de produção do discurso institucional. A análise propiciou a apreensão da disputa de sentidos constituída entre a empresa e os usuários e também entre os próprios usuários – com embates ou identificações –, tendo como pano de fundo as temáticas relacionadas à ruptura da barragem de Fundão que emergiram na página da Samarco no primeiro mês após o ocorrido.
Resumo em outra língua: With this research, we aim at investigating the dispute of meanings constituted on Samarco’s Facebook fanpage in the first month after the burst of Fundão dam, in Mariana-MG. The theoretical foundation is built on discussions about digital environment, especially Facebook, Contemporary Organizational Communication and Discourse Analysis. Firstly, the media environment in which the discourses are written, based on the design of Facebook, is highlighted in two ways: the concept of social networks on the Internet (RECUERO 2009; 2015) and the principles that characterize the new media, a proposition of Manovich (2005). With regard to the discussions on contemporary Organizational Communication (OC), the approach is made under the bias of the Complexity Paradigm, based on the throughts of Morin (2003, 2015) and Scroferneker (2008; 2012; 2015). We also discuss the reconfiguration of OC in the context of communication processes in digital environments, considering the potential of public participation and the appropriation of digital communication platforms as tools of Organizational Communication. After these discussions, we built approaches to the "speech space" of Discourse Analysis, and the concept notions of Conditions of Production, Discursive Memory, Discursive Strategies, Contract of Communication and discursive event, based on the reflections undertaken by authors such as Pêcheux ( 1995), Orlandi (2012) and Charaudeau (2008; 2009abc; 2010). Based on this conceptual framework, the methodology was developed in two phases: in the first one, we dealt with the dynamics of the speeches produced by Samarco from November 5th, 2015 to December 5th, 2015, the temporal cut of the research. After that, three postings made by the company and their respective comments were selected for an in-depth analysis considering also the specificities of the digital environment and the way in which this media space conforms the discursive construction. In addition, the interview conducted with the journalist who manages Samarco’s fanpage contributed, in a special way, to understand the conditions of production of the institutional discourse. The analysis led to the apprehension of the dispute between the company and the users, as well as among users themselves - from clashes or identifications – having as background the issues related to the rupture of Fundão dam that emerged on Samarco’s fanpage in the first month after the event.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8034
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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