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Título: Simulação de segregação e ondulações em estradas não pavimentadas.
Autor(es): Silva, Tiago Moy da
Orientador(es): Bernardes, Américo Tristão
Palavras-chave: Materiais granulados
Estradas
Segregação
Dinâmica molecular
Data do documento: 2016
Membros da banca: Bernardes, Américo Tristão
Paiva, Albens Atman Picardi
Oliveira, Alan Barros de
Referência: SILVA, Tiago Moy da. 2016. 54 f. Simulação de segregação e ondulações em estradas não pavimentadas. Dissertação (Mestrado em Ciências – Física de Materiais) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: A formação de ondulações em estradas não pavimentadas é um efeito muito comum no mundo inteiro, porém ainda não existe uma teoria fechada que descreva os aspectos fundamentais de sua formação. Para agregar mais conhecimentos ao estudo deste fenômeno foram realizadas simulações computacionais de materiais granulares utilizando a Dinâmica Molecular. Neste modelo os grãos são considerados como discos, livres para transladar e rotacionar, sob ação de um campo gravitacional constante. Foi observado que as corrugações podem surgir acompanhadas ou não com a segregação dos grãos, mas artigos recentes mostraram que a segregação não é crucial para a formação das corrugações, embora ela seja observada nas estradas reais. As ondulações foram caracterizadas através da transformada discreta de Fourier (DFT), onde vericou-se que rodas de diferentes tamanhos, pesos e velocidades infuenciam na amplitude e no comprimento de onda das ondulações. A segregação no leito granular que forma a estrada foi analisada por meio da função de distribuição radial (RDF), foram realizadas simulações para três distribuições de diâmetros distintas de modo que a segregação é mais evidente quando há maior dispersão entre o diâmetro dos grãos.
Resumo em outra língua: The formation of ripples on unpaved roads is a very common e ect worldwide, but there is not yet a closed theory that describes the fundamental aspects of its generation. To add more knowledge to the study of this phenomenon, computer simulations of granular materials were carried out using molecular dynamics. In this model the grains are considered as disks, free to translate and rotate, under the action of a constant gravitational eld. It was observed that the corrugations may occur with or without segregation of the grains, but recent papers have shown that segregation is not crucial for the formation of the corrugations, although it is observed in real roads. The corrugations are characterized by discrete Fourier transform (DFT), where it was found that wheels of diferent sizes, weights and velocities infuence the amplitude and wavelength of the corrugations. The segregation in granular bed forming the road has been analyzed through of the radial
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ciências – Física de Materiais. Departamento de Física, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7968
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