Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7810
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Sheila Alves dept_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Márcia Cristina de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-05-26T15:26:25Z-
dc.date.available2017-05-26T15:26:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Márcia Cristina de Oliveira. O livro didático na sala de aula: os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental. 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7810-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractHá décadas, o livro didático faz parte do cenário educacional, entretanto aspectos pertinentes às interações em sala de aula entre professor, livro e alunos são ainda pouco explorados. Nesta investigação, valemo-nos das seguintes questões de pesquisa: “Como é a utilização do livro didático no cotidiano da sala de aula?”; “O que a professora prioriza na sua prática?”; “Como os textos didáticos do livro Construindo Consciências são trabalhados nas aulas de Ciências?”; “De que modo a professora conduz a correção dos questionários?” e “Em quais momentos a professora aproxima-se do projeto didático autoral?”. Ancoramo-nos na análise microgenética, o que implicou, fundamentalmente, gravar as aulas acompanhadas e destas selecionar episódios significativos. Apresentamos os dados que foram coletados em uma turma de 7º ano de uma escola da rede pública do município de Belo Horizonte. Nosso olhar voltou-se para os modos de uso do livro didático Construindo Consciências, elaborado pelo Grupo Ação e Pesquisa em Ensino de Ciências (APEC). Observamos a prática de uma professora dos anos finais do ensino fundamental. No cotidiano da sala de aula, percebemos que as práticas mediadas pelo livro foram marcadas por velhas e novas escolhas pedagógicas, refletindo o quão difícil é para um professor desvencilhar-se dos moldes tradicionais de ensino de Ciências. Reafirmamos, nesta pesquisa, a importância do livro didático no cotidiano da sala de aula e a urgência de aprofundar a compreensão da dialogia como um caminho para um ensino de Ciências, de fato, significativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectColeção Construindo Consciênciaspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.titleO livro didático na sala de aula : os modos de uso de um livro de ciências por uma professora do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAlmeida, Sheila Alves dept_BR
dc.contributor.refereeAraújo, Regina Magna Bonifácio dept_BR
dc.contributor.refereeSilva, Nilma Soares dapt_BR
dc.description.abstractenFor decades, textbook has been part of the educational scenario, but classroom interactions aspects between teacher, book and students are still little explored. In this research, we ask the following research questions: “How is the everyday use of the textbook in the classroom?’; “What do the teacher prioritize in her practice?”; ‘How do the textbooks of the book Construindo Consciências work on science classes?”; “How do the teacher lead the correction of the questionnaires?” and “In what moments do the teacher approach the authorial didactic project?”. We were anchored in the microgenetic analysis, which implied, fundamentally, to record the classes followed and from these to select significant episodes. We present data collected in a 7th grade class from a public school in the city of Belo Horizonte. Our focus turned to the ways of using the textbook Construindo Consciências, elaborated by the Action and Research in Education in Sciences (APEC) Group. We observe the practice of a teacher from the final years of elementary school. In the everyday classroom, we realized that the practices mediated by the book were marked by old and new pedagogical choices, reflecting how difficult it is for a teacher to get away from the traditional molds of science teaching. We reaffirm, in this research, the importance of the didactic book in the daily life of the classroom and the urgency to deepen the understanding of the dialogue as a path to really significant science teaching.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LivroDidáticoSala.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_LivroDidáticoSala.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons