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dc.contributor.advisorCuri, Adilsonpt_BR
dc.contributor.advisorCabral, Ivo Eyerpt_BR
dc.contributor.authorMambo, Ivo Fernando-
dc.date.accessioned2017-05-09T15:36:47Z-
dc.date.available2017-05-09T15:36:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMAMBO, Ivo Fernando. Simulação da operação de carregamento e transporte numa mina a céu aberto de carvão. 2017. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7691-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas. Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, visa estudar o sistema produtivo de carregamento e transporte de uma mina de carvão a céu aberto, dentro da bacia carbonífera de Moatize, localizada na Província de Tete em Moçambique. O nome da companhia não é publicado neste trabalho, por razões sigilosas. O principal desafio da mina é alcançar as metas planejadas, de produção e de utilização dos seus recursos, com intuíto de incrementá-las. Desta forma, para estudar este sistema foi construído e validado um modelo de simulação computacional utilizando o software ARENA 14.0. A validação consistiu na comparação do histórico de produções da mina com os resultados gerados por este. Foram simulados os cenários 1 e 2, visando identificar gargalos e analisar o nível de exequibilidade do plano de movimentação das massas com cinco máquinas de carregamento, treze caminhões, dois pontos de descarga na PDE, um ponto de descarga na Haulroad (acessos principais) e um ponto de descarga no Rompad (pátio de estocagem de minério) em 498 e 440 horas respectivamente. Para contornar os gargalos identificados, foram simulados os cenários 3 e 4. O CENÁRIO 3 visa análisar a movimentação de massas com cinco máquinas de carregamento, treze caminhões, três pontos de descarga na PDE, um ponto de descarga na Haulroad e um ponto de descarga no Rompad em 498 horas. O CENARIO 4, visa também analisar a movimentação de massas com quatro máquinas de carregamento, treze caminhões, três pontos de descarga na PDE, um ponto de descarga na Haulroad e um ponto de descarga no Rompad em 498 horas. Os resultados desses cenários, mostraram um incremento de produção, da utilização das carregadeiras e conduziram ao número ideal de pontos de descargas na PDE, o que resultou na redução de filas no sistema e no cumprimento das metas planejadas. Desta forma, os objetivos da pesquisa foram alcançados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectLavra de minas - planejamentopt_BR
dc.subjectLavra de minas - simulaçãopt_BR
dc.subjectArmazenamento e transporte de cargaspt_BR
dc.titleSimulação da operação de carregamento e transporte numa mina a céu aberto de carvão.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/05/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCabral, Ivo Eyerpt_BR
dc.contributor.refereeArroyo Ortiz, Carlos Enriquept_BR
dc.description.abstractenThis paper aims to study the production system of an open-pit coal mine, located in Mozambique's Tete province. For confidential reasons the origin of the data will not be published in this paper. The main challenge of this company is achieve the target of production and utilization of their resources, aiming to increase them. Therefore, to study this system were built and validated a computer simulation model using ARENA 14.0. The validation consisted in comparison of the mine historical data production with the results generated through the model. From this model were identified the bottlenecks that contributes negatively to achieve the targets through the simulation of scenarios 1 and 2 that aims to analyze the feasibility of material handling, using five loaders machines, thirteen trucks, three discharge points at the west pile, one discharge point in Haulroad and one discharge point in rompad (stockpile) in period of 498 and approximately 440 hours respectively. The identified bottlenecks were reduced by simulation of two new scenarios 3 and 4: The scenario 3 aims to analyze the mass movement using five loaders machines, thirteen trucks and three discharge points at the west pile, one discharge point in Haulroad and one discharge point in rompad in period of 498 hours. The scenario 4 aims to analyze the mass movement using four loaders machines, thirteen trucks and three discharge points at the west pile, one discharge point in Haulroad and one discharge point in rompad in period of 498 hours. The results of these scenarios showed an increment of production, loaders utilizations rates and the ideal number of discharge points that aims to reduce the queues (bottlenecks) in the system to reach the planned target, achieving so the objectives of the research.pt_BR
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