Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7650
Título: Celular em sala de aula : de vilão à solução – construção de atividades no contexto CTS.
Autor(es): Souza, Sérgio Henrique de
Orientador(es): Carvalho, Edson José de
Palavras-chave: Ensino médio
Telefone celular
Didática - segundo grau
Data do documento: 2017
Membros da banca: Franco, Carlos Joel
Santos, Emerson Izidoro dos
Carvalho, Edson José de
Referência: SOUZA, Sérgio Henrique de. Celular em sala de aula: de vilão à solução – construção de atividades no contexto CTS. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O presente trabalho visa introduzir a utilização de aparelhos celulares, tipo smartphones, no estudo de conceitos de Física no Ensino Médio. Visando a inserção do celular como ferramenta pedagógica para potencializar a aprendizagem e também motivar a investigação, apresentam-se algumas propostas de atividades com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), baseadas na abordagem de conceitos físicos mediada pela utilização dos recursos presentes nos aparelhos celulares. Foi desenvolvido um estudo de caso com alunos do terceiro ano do ensino médio da rede privada de Sete Lagoas, MG. A metodologia de pesquisa qualitativa envolve a coleta de dados por meio de gravações audiovisuais, produções dos alunos e debates sobre a presença do celular como um recurso mediador e facilitador no processo de aprendizagem. Estas informações foram então analisadas, segundo o conjunto de técnicas de análise de conteúdo, conforme modelo de Bardin, tendo como indicativo a atração dos estudantes pelos celulares quando utilizados durante as atividades pedagógicas. Como produto educacional disponibiliza-se uma cartilha com orientações e propostas de atividades experimentais com o uso do aparelho celular.
Resumo em outra língua: The present work aims at introducing the use of mobile phones, such as smartphones, in studying the concepts of Physics in High School. In order to include the mobile phone as an educational tool to strengthen learning and also motivate investigation, I will present some proposals of tasks focusing on STS (Science, Technology and Society), based on the approach of physics concepts mediated by the resources available in mobile phones. A case study with Third Year High School Students was developed in a private institution in Sete Lagoas, MG. The methodology of the qualitative research involves collecting data through audio recordings, students’ tasks and debates about the use of mobile phones as a mediator and supporting resource in the learning process. This information was then analyzed according to the group of analysis techniques of content, following Bardin’s model, having as an indicator the students’ interest in the mobile phones when used during educational practice. I will also show as an educational product, a brochure with instructions and experimental samples of activities with the use of mobile phones.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7650
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/04/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CelularSalaAula.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_CelularSalaAula.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons