Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7586
Título: Revisão textual : para além da revisão linguística.
Autor(es): Coelho, Sueli Maria
Antunes, Leandra Batista
Palavras-chave: Revisão linguística e temática
Revisão gráfica e normalizadora
Gêneros textuais/discursivos
Data do documento: 2010
Referência: COELHO, S. M.; ANTUNES, L. B. Revisão textual: para além da revisão linguística. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 14, n. 26, p. 205-224, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4361/4506>. Acesso em: 07 abr. 2017.
Resumo: Este artigo pretende reforçar a ideia de que a revisão textual deve extrapolar a simples correção de questões gramaticais e ortográficas nos textos. Para além dessas questões, observar parâmetros como o gênero e a textualidade no material a ser revisado, bem como se ele está adequado em relação a normas de publicação, discussão do tema e aspectos gráficos faz-se fundamental para uma boa revisão textual. Após discussões teóricas a respeito de aspectos globais do texto, tais como a noção de gêneros textuais/discursivos e a de textualidade, buscou-se mostrar, por meio da análise de três textos (um resumo acadêmico, uma notícia retirada de um sítio e uma piada) como os aspectos aqui discutidos influenciam na tomada de decisões do revisor.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7586
ISSN: 2358-3428
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Scripta Uniandrade estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Scripta Uniandrade <http://uniandrade.br/revistauniandrade/index.php/ScriptaUniandrade/index>. Acesso em: 21 out. 2019.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RevisãoTextualAlém.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.