Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7569
Título: O cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral : um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar.
Autor(es): Pessoa, Janira Valentim Cherry
Orientador(es): Hamdan, Juliana Cesário
Palavras-chave: Índice de desenvolvimento da educação básica
Data do documento: 2016
Membros da banca: Hamdan, Juliana Cesário
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Cunha, Maria Amália de Almeida
Referência: PESSOA, Janira Valentim Cherry. O cotidiano de escolas do município de Governador Valadares no contexto da escola de tempo integral: um olhar sobre o tempo, o espaço e o rendimento escolar. 2016.199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: A presente dissertação apresenta os resultados da investigação de três escolas do município de Governador Valadares, no estado de Minas Gerais, situadas em locais de vulnerabilidade social e que atendem em tempo integral de oito horas diárias, e tem o objetivo de descobrir os fatores que influenciaram tais instituições educacionais a melhorarem seus resultados no IDEB de 2011 e 2013. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo coletiva nas Escolas Municipais Serra Lima, Vereador Hamilton Teodoro e Antônio de Castro Pinto, com a aplicação de um questionário semiestruturado para todos os funcionários das referidas escolas. Os dados coletados nas escolas foram analisados e apresentados por instituição e por grupo geral de respondentes, e relacionados com a bibliografia referente à composição do tempo escolar com foco na constituição da Escola de Tempo Integral no Brasil, ao processo de construção e consolidação do sistema de avaliação da educação brasileira, bem como à temática do território e suas vulnerabilidades. Em decorrência do tratamento e análise dos dados coletados nas escolas, e da investigação bibliográfica, emergiram fatores que indicaram exercer influência sobre os bons resultados na aprendizagem dos alunos, dos quais citamos: a boa formação docente; a forte gestão escolar; o bom clima escolar; a expectativa positiva dos professores no sucesso dos alunos; o envolvimento da família, dentre outros.
Resumo em outra língua: The present dissertation presents the results of the investigation of three schools in the city of Governador Valadares, state of Minas Gerais, located in places of social vulnerability and that provide a full-time, eight-hour day, the aim objective is to discover the factors that influenced such educational institutions to improve their results in the IDEB of 2011 and 2013. For the development of the work, A collective field survey in the Serra Lima Municipal Schools, Alderman Hamilton Teodoro and Antônio de Castro Pinto, with the application of a semistructured questionnaire for all employees of said schools. The data collected in the schools were analyzed and presented by institution and general group of respondents, and related to the bibliography referring to the composition of school time focused on the constitution of the Integral Time School in Brazil, to the process of construction and consolidation of the system of Evaluation of the Brazilian education, as well as to the territory's theme and its vulnerabilities. As a result of the treatment and analysis of the data collected in the schools, and of the bibliographical research, there were factors that indicated influence on the good results in the students' learning, of which we cite: good teacher training; Strong school management; The good school climate; The positive expectation of teachers on student success; The involvement of the family, among others.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7569
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_CotidianoEscolasMunicípio.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons