Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7373
Título: Formação inicial e estágio : uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”.
Título(s) alternativo(s): Initial training and internship : a reflection on the concept of “reflective-teacher”.
Autor(es): Jardilino, José Rubens Lima
Barbosa, Nayara Ferreira de Moura
Palavras-chave: Professor-reflexivo
Estágio supervisionado
Formação docente
Reflective-teacher
Internship
Data do documento: 2012
Referência: JARDILINO, J. R. L.; BARBOSA, N. F. de. M. Formação inicial e estágio: uma reflexão sobre o conceito de “professor-reflexivo”. Revista Diálogo Educacional, v. 12, n. 37, p. 763-781, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=7202&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em: 01 nov. 2019.
Resumo: Este estudo tem como objetivo fazer um diálogo entre o conceito “professor-reflexivo” do pensamento schöniano com a disciplina de Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. Traça-se um percurso a partir do surgimento do conceito, sua utilização em pesquisas educacionais brasileiras e as respectivas críticas. Em seguida, abordam-se as concepções de Estágio Supervisionado utilizadas nesse estudo e a legislação que regulamenta tal disciplina a fim de identificar a presença de termos que aludem o conceito “professor-reflexivo”. Por fim, as considerações finais apontam para a utilização desse conceito para embasar melhor as atividades dessa disciplina e promover uma formação docente e uma preparação para a inserção no mercado de trabalho mais condizente com a realidade educacional.
Resumo em outra língua: This study aims to make a dialogue between the concept “reflective-teacher”, by Schön, with the subject of internship in licensing program. A course is plotted from the emergence of the concept, its use in Brazilian educational research and its critics. Then are discussed the conceptions of internship and legislation regulating this subject to identify the presence of terms that allude to the concept “reflective teacher”. Finally, the conclusions point to the use of this concept better to support the activities of this subject and promote teacher education and preparation to enter the labor market better suited to the educational reality.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7373
ISSN: 1981-416X
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Diálogo Educacional estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Diálogo Educacional <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=actual> Acesso em: 01 nov. 2019.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoInicialEstágio.pdf337,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.