Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7250
Título : História na Primeira República : perspectivas ético-políticas nos ensaios de Paulo Prado e Manoel Bomfim.
Autor : Ferreira, Clayton José
metadata.dc.contributor.advisor: Rangel, Marcelo de Mello
Palabras clave : Teoria do conhecimento
Primeira República
Paulo Prado
Manoel Bomfim
Fecha de publicación : 2016
metadata.dc.contributor.referee: Rangel, Marcelo de Mello
Abreu, Marcelo Santos de
Avelar, Alexandre de Sá
Santos, Fábio Muruci dos
Citación : FERREIRA, Clayton José. História na Primeira República: perspectivas ético-políticas nos ensaios de Paulo Prado e Manoel Bomfim. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumen : Nesta dissertação pretendemos investigar as principais características da historicidade (experiências históricas determinadas e temporalizadas) de parte da intelectualidade do início do século XX, mais especificamente acerca de Paulo Prado e Manoel Bomfim. Deste modo, serão analisados os ensaios Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira (1928) e O Brasil na História: deturpação das tradições, degradação política (1930), respectivamente escritos por Prado e Bomfim. Nossas reflexões serão norteadas pelas seguintes hipóteses: a) defende-se que a experiência de tempo foi marcada pela aceleração radical (a qual podemos tratar como instabilidade); b) há busca por orientação e certa estabilidade através da tematização do passado; c) os autores mencionados possuem uma atitude melancólica (tensão entre pessimismo e otimismo); d) ainda, pretendem reorganizar a relação acerca das experiências intensificando uma “distância histórica” a respeito das dimensões do passado consideradas negativas e reduzindo tal distância quando planejam reaproximar alguma experiência potencializadora do presente; e) as linguagens pragmáticas de seus ensaios se organizam em torno de dimensões lógico-formais e estéticas, ambas a partir de intenções ético-políticas.
metadata.dc.description.abstracten: This Dissertation intends to investigate the main characteristics of historicity (determinated and temporalized historical experiences) of brazilian intellectuality in the begining of 20th century, specificly about Paulo Prado and Manoel Bomfim. It will be analysed two essays: Retrato do Brasil: ensaio sobre a tristeza brasileira (1928) and O Brasil na História: deturpação das tradições, degradação política (1930), respectively written by Prado and Bomfim. The reflection has basis in the follow hypothesis: a) we defend that time experience was marked by radical acceleration (it can be called instability); b) it exists a search for orientation and stability throw comprehension of the past; c) both mentioned authors own a melancholy attitude (tension between pessimism and optimism); d) the authors intend to reorganize the experiences relations intensifying a ‘historical distance’ about negative past dimensions and reducing this distance when intends to re-engage any potential experience from that present time; e) the pragmatic language in these essays are organized around formal-logical and aesthetics dimensions, both from ethic-political intentions.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7250
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_HistóriaPrimeiraRepública.pdf754,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.