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dc.contributor.advisorRangel, Marcelo de Mellopt_BR
dc.contributor.advisorAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.advisorFernandes, Luiz Estevam de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Helena Azevedo Paulo de-
dc.date.accessioned2017-02-13T12:41:14Z-
dc.date.available2017-02-13T12:41:14Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, Helena Azevedo Paulo de. Através da Pátria Brasileira: possibilidades de narrativa acerca do indígena brasileiro em livros de leitura da Primeira República. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7249-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNo decorrer do século XIX, ocorreu uma acirrada discussão sobre o lugar do índio na constituição da sociedade brasileira. Podemos destacar duas vertentes principais de abordagem: a Romântica, que exaltava-os como honrados, corajosos e futuros cristãos em seu papel de construção da identidade nacional, e uma outra vertente, vinculada à figura de Varnhagen, que colocava o indígena como parte de um passado remoto, bárbaro, sem qualidades, que precisaria ser esquecido e superado através de sua escravização em substituição à mão de obra escrava negra. Assim, o presente trabalho tem por intenção discutir as modificações e permanências destas propostas, a partir de uma análise dos livros de leitura, utilizados no início do século XX, a partir da noção de memória coletiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectBrasil - história - República Velhapt_BR
dc.subjectHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistória - índio - Brasilpt_BR
dc.subjectLivros de literaturapt_BR
dc.subjectMaterial didático - alunospt_BR
dc.titleAtravés da Pátria Brasileira : possibilidades de narrativa acerca do indígena brasileiro em livros de leitura da Primeira República.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/02/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.refereeRangel, Marcelo de Mellopt_BR
dc.contributor.refereeBentivoglio, Julio Cesarpt_BR
dc.description.abstractenDuring the 19th century a ferocious debate was taken place in Brazil, about the place of the American Indian in Brazilian society. Two tendencies can be emphasized: the romantic one, which glorified the Indians as honorable, courageous and future Christians in their role of national identity construction, and another one, linked to Varnhagen, which put the Indians as part of a remote past, barbarian, without qualities, which was needed to be forgotten throw enslavement in substitution of black slavery. Thus, the present dissertation has for intention discuss the modifications and persistence of these propositions, based on reading books (livros de leitura) analysis, which were used in the beginning of the 20th century, and referring to a collective memory notion.pt_BR
Appears in Collections:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

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