Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/7135
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Gilmar Pereira dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Gislene Patricia Costa-
dc.date.accessioned2017-01-20T14:11:43Z-
dc.date.available2017-01-20T14:11:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Gislene Patrícia Costa. Contribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7135-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma atividade investigativa utilizando um espaço não formal de educação para o ensino de ciências. O espaço escolhido para realização da pesquisa foi a gruta calcária Rei do Mato, localizada às margens da rodovia BR 040, no município de Sete Lagoas-MG. A pesquisa foi realizada em uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual, na cidade de Belo Horizonte (MG). A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento do trabalho foi qualitativa e configurou-se em um estudo de caso. A primeira fase do trabalho consistiu na elaboração de uma sequência didática numa abordagem investigativa, abrangendo alguns tópicos sobre transformação dos materiais, contemplado pelo tema II da proposta curricular, implementada pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais – CBC - Currículo Básico Comum. A segunda fase do trabalho fundamentou-se na aplicação da sequência didática. Como instrumentos de coleta de dados foram adotados o diário de campo, a gravação de áudio e vídeo das aulas correspondentes à aplicação da sequência, questionários e a fotocópia das atividades realizadas pelos estudantes. Para a análise e interpretação dos dados, adotou-se a Metodologia de Análise Textual Discursiva, amparada nos pressupostos defendidos por Moraes e Galiazzi (2007), em que foram propostas categorias e subcategorias de análise, baseadas nos conteúdos de aprendizagens atitudinais, conceituais e procedimentais propostos por Zabala (1998) e manifestadas pelos estudantes durante o desenvolvimento das atividades. A análise dos dados obtidos nos permitiu inferir que os espaços não formais de educação apresentam elementos que contribuem de forma significativa para a construção e aplicação de diversos conceitos científicos, por esse motivo constituem importantes ambientes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, contribuindo desse modo para o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectCiência - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.titleContribuições dos espaços não formais de educação para o desenvolvimento de atividades potencialmente significativas para o ensino de ciências.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/01/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.refereeMozzer, Nilmara Bragapt_BR
dc.contributor.refereeSouza, Gilmar Pereira dept_BR
dc.description.abstractenThis research aims to investigate the contributions to the development of a research activity developed using a non-formal education for the teaching of science. The space is not formal education chosen for conducting the research, was the grotto limestone, Rei do Mato, located on the banks of the BR 040, in the city of Sete Lagoas-MG. The survey was conducted in a classroom of eighth year of elementary education in a public school state, in the city of Belo Horizonte (MG). The methodological approach adopted for the development of labor was qualitative and configured in a case study. The first phase of work consisted in the elaboration of a didactic sequence in an investigative approach covering some topics about processing of materials, contemplated by the theme II of the curricular proposal, implemented by the State Department of Education of Minas Gerais - CBC - Basic Curriculum Policy. The second phase of the study, based on the application of the didactic sequence. As data collection instruments, it took the field journal, recording audio and video of the classes corresponding to the sequence, questionnaires and the photocopy of the activities performed by the students. For the analysis and interpretation of data, we adopted the methodology of textual analysis of discourse, sustained in the assumptions upheld by Moraes and Galiazzi (2007), in which they were proposed categories and subcategories of analysis, based on the content of learning attitude, conceptual and procedural proposed by Zabala (1998) and expressed by students during the development of the activities. The analysis of data obtained allowed us to infer that the spaces not formal education have elements that contribute significantly to the construction and application of various scientific concepts, for this reason constitute important environments for the development of pedagogical activities, thereby contributing to the process of teaching and learning.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ContribuiçõesEspaçosNãoformais.pdfDISSERTAÇÃO_ContribuiçõesEspaçosFormais2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ContribuiçõesEspaçosNãoformais.pdfPRODUTO_ContribuiçõesEspaçosNãoformais1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons