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Título : Aplicação do sistema de avaliação de perigo “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) aos taludes da BR-356/rodovia dos Inconfidentes, MG.
Autor : Silva, Leonardo Carvalho da
metadata.dc.contributor.advisor: Lana, Milene Sabino
Palabras clave : Taludes em rocha
Desabamento
Rodovias
Fecha de publicación : 2016
metadata.dc.contributor.referee: Alameda Hernández, Pedro Manuel
Gomes, Guilherme José Cunha
Lana, Milene Sabino
Citación : SILVA, Leonardo Carvalho da. Aplicação do sistema de avaliação de perigo “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) aos taludes da BR-356/rodovia dos Inconfidentes, MG. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumen : Taludes rochosos são superfícies potencialmente instáveis e diante deste perigo, é necessário se conhecer locais onde rupturas em potencial possam causar danos aos usuários de rodovias e sua infraestrutura. Esse fator, somado a dificuldade de investigações e analises de centenas de quilômetros de rodovias, fez com que países desenvolvidos trabalhassem em sistemas de classificação de taludes que pudessem ser obtidos através de investigações de campo e cálculos simplificados. Essas classificações buscam identificar e classificar locais de perigo, que demandem intervenções urgentes ou estudos detalhados futuros, possibilitando às agências ou departamentos de estradas uma ação direcionada às intervenções nestes locais. Esta pesquisa tem por objetivo a aplicação do sistema de avaliação de perigo em taludes rochosos “Rockfall Hazard Rating System” (RHRS) ao longo da BR-356 / Rodovia dos Inconfidentes, nos trechos entre os municípios de Ouro Preto, MG e Itabirito, MG. Ao todo, oito taludes foram analisados e cada um deles recebeu uma determinada pontuação quanto aos aspectos geométricos do segmento rodoviário e características geológico-geotécnicas do maciço. Essa pontuação, chamada de fator de queda de blocos (FQB), corresponde ao somatório de oito parâmetros analisados, que são eles: altura do talude, efetividade da área de captação, risco médio ao veículo, distância de visibilidade, largura da pista, características geológicas, tamanho do bloco e condições climáticas. Com a aplicação do sistema, foi possível adequá-lo a realidade dos taludes encontrados nas rodovias mineiras, bem como propor medidas prioritárias mitigadoras de situações críticas em cada trecho, além de um plano de atuação prioritária com base nos valores obtidos pelo sistema de avaliação de taludes.
metadata.dc.description.abstracten: Rock slopes are potentially unstable excavations and to deal with this hazard, it is required to know sites where potential failures can cause damage to highway users and its infrastructure. This fact and the difficulty of investigation and analysis of hundreds of kilometers of highways led developed countries to work on slope classification systems that could be obtained through field investigations and simplified calculations. These classifications seek to identify and classify risky areas that require urgent interventions or future detailed studies, enabling agencies or road departments to take an action directed toward interventions in these places. This research aims to the implementation of hazard assessment system Rockfall Hazard Rating System (RHRS) on rock slopes along the BR- 356 / Highway of Inconfidentes, in sections between the cities of Ouro Preto and Itabirito, Minas Gerais, Brazil. Eight slopes were analyzed and each one received a particular score related to the geometric aspects of highway section and geological and geotechnical characteristics of the rock mass. This score, called block fall factor (FQB), corresponds to the sum of eight analyzed parameters, which are: slope height, ditch effectiveness, average vehicle risk, decision sight distance, roadway width, geologic characteristics, block size and annual rainfall. The application of the system to these case studies allowed to suit it to the reality of slopes found on highways of Minas Gerais and to propose mitigation priority measures of critical situations in each section. Furthermore, a priority action plan based on the values obtained by the slope evaluation system is proposed.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7116
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/10/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: POSGEO - Doutorado (Teses)

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