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Título: Percepções de futuros pedagogos acerca de sua formação matemática : estudo com licenciandos de dois cursos de Pedagogia de Minas Gerais.
Autor(es): Souto, Nayara Mariano
Orientador(es): Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Ensino superior - licenciatura
Educação - estudo e ensino
Matemática - formação de professores
Data do documento: 2016
Membros da banca: Ferreira, Ana Cristina
Nunes, Célia Maria Fernandes
Passos, Cármen Lúcia Brancaglion
Referência: SOUTO, Nayara Mariano. Percepções de futuros pedagogos acerca de sua formação matemática: estudo com licenciandos de dois cursos de Pedagogia de Minas Gerais. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Estudos vêm evidenciando sérios problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Existem também evidências de que tais problemas se relacionam, em alguma medida, à formação matemática dos professores que lecionam para esse nível, geralmente, formados em cursos de Pedagogia, desde a promulgação da Lei 9394/96. Tal curso no Brasil passou por diversas mudanças que alteraram seu foco ao longo dos anos. De acordo com a Resolução CNE/CP no1, de 2006, um egresso do curso pode atuar na docência da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas no Ensino Médio, na modalidade Normal, na EJA e na Educação Profissional. Além disso, pode atuar na gestão e organização de projetos educacionais em ambientes escolares e não escolares. Com tantos perfis previstos, a formação oferecida é flexibilizada e interdisciplinar, porém, nem sempre consegue preparar adequadamente o profissional. Nesse contexto, levantamos as seguintes questões: Como alunos concluintes do curso de Pedagogia percebem sua formação matemática? Eles se sentem preparados para lecionar Matemática? Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, da qual participaram licenciandos de dois cursos de Pedagogia de Minas Gerais. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e entrevista a alguns licenciandos dos cursos selecionados, da observação in loco de aulas e da análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos em questão. Analisamos os dados coletados à luz de estudos de Shulman (1986), Tardif (2012) e Gauthier (1998) voltados para os saberes da/para a docência. Para tratar da formação matemática de pedagogos docentes utilizamos, dentre outros, Curi (2004), Gatti e Nunes (2008), Libâneo (2010). Os resultados apontam que os cursos pesquisados ofertam entre quatro e cinco disciplinas matemáticas, número superior ao usualmente previsto nos cursos de Pedagogia brasileiros. Contudo, não parece suficiente para que os futuros pedagogos concluam o curso se sentindo seguros para lecionar Matemática. Tal fato nos fez pensar que a discussão sobre formação matemática de pedagogos vai além da carga horária, mas deve focar a maneira como as disciplinas são desenvolvidas. Uma sugestão que surgiu a esse respeito foi a fala de uma participante sobre a necessidade de se realizar a formação inicial em parceria com professores da educação básica. Outro resultado importante foi que declarações de alguns participantes do estudo sugerem que esses tendem a atribuir maior importância ao conhecimento específico do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo que ao conhecimento curricular. De modo geral, a maioria não se sente segura para lecionar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Resumo em outra língua: Studies have evidence of serious problems in the teaching and learning of mathematics in the early years of elementary school. There is also evidence that such problems can relate to mathematics education of teachers who teach to this level, usually, trained in Initial Teaching Education, since the proclaim of Law 9394/96. In Brazil, this graduation (called Pedagogia) has gone through several changes, altering its focus. According the law Resolução CNE/CP no 1, from 2006, a Bachelor in Pedagogia can work in the teaching of early childhood education, in the Elementary School, in Adults Education, and Professional Education. Could yet act in the management and organization of educational projects in school and non-school environments. With so many profiles provided, the training offered is flexible and interdisciplinary, however, cannot always adequately prepare professionals for all areas covered. In this context, we raise the following questions: How graduating students of the Initial Teacher Training realize his mathematics training? They feel prepared to teach mathematics? For that, we conducted a qualitative research, which was attended by two Initial Teacher Education (ITE) undergraduate students of Minas Gerais. Data were collected from the application questionnaire and interview some of the undergraduate students, in loco observation and we made a documentary analysis of the pedagogical projects of the courses in question. We analyze the data collected based in studies of Shulman (1986), Tardif (2012) and Gauthier (1998) oriented to the knowledge for/to teaching. For mathematical training ITE we use, among others, Curi (2004), Gatti and Nunes (2008), Libâneo (2010). The results show that the surveyed courses proffer between four and five mathematical disciplines, the higher number usually expected in the Brazilian ITE courses. However, it does not seem enough so that future teachers complete the course feeling safe to teach Mathematics. This fact made us wonder the discussion about mathematics training should go beyond hours intended to mathematics classes, but focus in the way the classes are development. One suggestion, cited by a graduating student, was the need to carry out the initial training in partnership with teachers of basic education. Moreover, it was observed that the study participants tend to attach greater importance to the specific content knowledge and pedagogical content knowledge that the curricular knowledge. In general, most do not feel safe to teach mathematics in the early years of elementary school.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7108
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/12/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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