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Título: Avaliação do desempenho acústico do bloco de salas do curso de medicina no campus da UFOP.
Autor(es): Moura, Neymar Camões de
Orientador(es): Souza, Henor Artur de
Palavras-chave: Estruturas metálicas
Ruído - medição
Acústica arquitetônica
Acústica - reverberação
Conforto acústico
Data do documento: 2011
Referência: MOURA, Neymar Camões de. Avaliação do desempenho acústico do bloco de salas do curso de medicina no campus da UFOP. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.
Resumo: Toda edificação tem como função o atendimento às necessidades humanas de conforto, ultrapassando o caráter de abrigo e constituindo-se como uma extensão do cotidiano. Com o desenvolvimento da construção industrializada em aço, novos elementos construtivos de fechamento têm sido introduzidos no cotidiano das edificações e, assim, sua eficiência vem sendo questionada por profissionais e por usuários. Uma das principais características questionada dos fechamentos industrializados é a capacidade de isolamento acústico, já que o uso de estruturas mais leves exige fechamentos também mais leves e consequentemente com menor massa, resultando numa menor capacidade de isolamento sonoro. No caso das salas de aula, para garantir a nitidez dos sons pronunciados, com suficiente intensidade e sem distorções é necessário que o ambiente tenha um bom desempenho acústico. Neste contexto o tempo de reverberação e o ruído em excesso interferem na comunicação prejudicando a inteligibilidade do que é falado e, portanto, prejudicando na aprendizagem dos alunos. Em consequência de um desconforto acústico ocorre também a elevação da intensidade da voz do professor e dos alunos, impondo desta forma, um esforço adicional por parte de quem ouve e de quem fala, gerando até mesmo um stress para o professor como também para o aluno. Neste trabalho faz-se uma avaliação do desempenho acústico do bloco de sala de aulas e laboratórios onde funciona o curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, no Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas: uma avaliação exploratória in loco com os alunos por meio de questionários, focando as condições físico-funcionais, ambientais e de infra-estrutura da edificação e medições avaliando os parâmetros acústicos das salas em momentos diferentes. Os resultados obtidos referentes aos aspectos técnicos específicos do projeto executado mostraram uma aprovação explícita do espaço físico e que o problema de maior impacto é o isolamento inadequado em relação ao ruído interno e/ou externo. As medições realizadas também confirmaram que as salas apresentam níveis de pressão sonora acima do estabelecido por norma. Uma sala de aula foi definida como elemento de estudo e uma intervenção para a melhoria do isolamento acústico foi realizada. Após a intervenção nesta sala, várias medições foram realizadas e os resultados demonstraram uma melhora no isolamento do ruído, reduzindo em torno de 22%, e uma redução de 31% no tempo de reverberação. Este trabalho pretende contribuir na transformação das concepções dos profissionais envolvidos em projetos de edificações escolares.
Resumo em outra língua: Every building has the function of meeting the needs of human comfort, surpassing the character of shelter and establishing itself as an extension of everyday life. With the development of industrialized steel construction, new constructive closure elements have been introduced to the everyday of buildings and thus both professionals and users have questioned its effectiveness. One of the main features of industrialized closures being questioned is the ability to soundproof, since the use of lighter structures requires lighter closures and therefore less mass, resulting in worse acoustic isolation. In the case of classrooms, to ensure the sharpness of the sounds pronounced with sufficient intensity and absence of distortions, it is necessary for the environment to have a good acoustic performance. In this context, the reverberation time and excessive noise interfere with communication, impacting in the intelligibility of what is spoken and thus disrupting the students' learning process. One of the results of acoustic discomfort is an increase in the intensity of the voices of the teacher and students, thereby imposing an additional effort for both the listener and the speaker, which may create a stressful situation. This work makes an assessment of the acoustic performance of the classrooms and laboratories of the Medical School of the Federal University of Ouro Preto, Campus Morro do Cruzeiro, Ouro Preto, MG. The development of this work was conducted in two stages: (i) an exploratory on-site survey with students through questionnaires, focusing on the physical-functional, environmental and infrastructure of the building and (ii) measurements evaluating the acoustic of the rooms at different times. The results concerning specific technical aspects of the project showed an explicit approval of the physical space and that the greatest problem is the inadequate isolation of the internal/external noise. The measurements performed also confirmed that the rooms have sound pressure levels above the acceptable ones. A classroom was defined as the element of the study and an intervention to improve the acoustic isolation was performed. After the intervention in this classroom, several measurements were made and the results showed an improvement in noise isolation, reducing by around 22%, and a 31% reduction in reverberation time. This work aims to contribute in the transformation of conceptions of the professionals involved in the design of school buildings.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6996
Licença: Open access
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