Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6967
Título: Ensinar língua portuguesa na Croácia : primeiras anotações de uma experiência.
Título(s) alternativo(s): Teaching portuguese language in Croatia : first notes of an experience.
Autor(es): Souza Júnior, José Luiz Foureaux de
Palavras-chave: Leitura
Língua portuguesa
Língua estrangeira
Experience
Education
Data do documento: 2014
Referência: SOUZA JÚNIOR, J. L. F. de. Ensinar língua portuguesa na Croácia: primeiras anotações de uma experiência. Texto Livre, v. 8, p. 137-145, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/7657>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: O presente texto apresenta uma serie de consideracoes de ordem pratica. A experiencia de ensinar Lingua Portuguesa como lingua estrangeira, sobretudo com a atencao voltada para a apresentacao da variante” brasileira para alunos croatas e o ponto de origem destas observacoes. O texto nao traz nenhuma consideracao de ordem “teoric” nem, tampouco, oferece elementos para o esboco de metodologias inovadoras dependentes de instrumentos variados, para alem dos tradicionais. O que se quer, na verdade, e estabelecer parametros de comparacao com outras praticas, a partir de uma experiencia concreta que parte de um pressuposto subjetivo: o uso de recursos pessoais e certa dose de criatividade como instrumentos de operacionalizacao do convivio dos alunos croatas com a Lingua Portuguesa.
Resumo em outra língua: This paper presents a number of practical considerations. The experience of teaching Portuguese as a foreign language, particularly with the attention focused on the presentation of the Brazilian’s “variant” to Croatian students is the point of origin of these observations. The text gives no consideration of “theoretical” order or, either, offers elements for draft innovative dependent methodologies of various instruments, in addition to the traditional ones. What is wanted, in fact, is to establish parameters for comparison with other practices, from a practical experience that part of a subjective assumption: the use of personal resources and a certain amount of creativity as the coexistence operation of instruments to Croatian students of Portuguese.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6967
DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.137-145
ISSN: 1983-3652
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Texto Livre estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Texto Livre <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 out. 2019.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinarLinguaPortuguesa.pdf122,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.