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Título: Nacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr.
Título(s) alternativo(s): National and continental - Brazil and the Americas in the perspective of Primitivo Moacyr.
Autor(es): Melo, Guaraci Fernandes Marques de
Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Instrução pública
América Latina
Minas Gerais
Rio de Janeiro
Primitivo Moacyr
Data do documento: 2015
Referência: MELO, G. F. M. de.; CARVALHO, R. A. de. Nacional e continental – Brasil e Américas na perspectiva de Primitivo Moacyr. Cadernos de História da Educação, v. 14, p. 773-786, 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/33135>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Este artigo analisa aspectos da historiografia da educação e argumentos que sustentam os diagnósticos empreendidos e modelos propostos a partir da remissão às experiências provinciais entre o mundo latino-americano e as Províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com base na produção de Primitivo Moacyr. Desde a Independência, a situação do Brasil no contexto da América Latina destoou-se pela instalação de um regime monárquico em oposição às repúblicas que surgiram na América Espanhola. Muitas vozes se fizeram presentes no sentido de inscrever o Brasil entre as nações predestinadas à república. Moacyr revela o cenário de penúria da instrução pública nas províncias brasileiras, apesar do volume de recursos destinados; as tensões acerca dos métodos de ensino e criação de escolas normais e absoluto silêncio acerca das realidades dos países vizinhos.
Resumo em outra língua: In this study, we analyze aspects of the historiography of education and the arguments which support the diagnostics made and proposed models from the reference to provincial experiences between Latin American world and the Provinces of Rio de Janeiro and Minas Gerais, based on production Primitivo Moacyr (1867-1942). Since independence, the situation in Brazil in the context of Latin America disagreed when compared to the installation of a monarchy as opposed to republics in the Spanish America. Many voices were present in order to sign the Brazil among the nations predestined to the republic. Moacyr reveals a scenario of shortage in the field of public education in the Brazilian provinces, despite the amount of resources targeted; tensions about the teaching methods and creation of schools for teacher trainingand and absolute silence about the realities of neighboring countries.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6926
ISSN: 1982-7806
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