Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6910
Título: | Estudos de processos de composição cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante a ocupação cênica e a coabitação teatral. |
Autor(es): | Mendes, Daniel Marcos Pereira |
Orientador(es): | Oliveira, Rogério Santos de |
Palavras-chave: | Coabitação - teatro Teatros - cenografia e cenários |
Data do documento: | 2016 |
Membros da banca: | Kosovski, Lídia Valença, Ernesto Gomes |
Referência: | MENDES, Daniel Marcos Pereira. Estudos de processos de composição cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante a ocupação cênica e a coabitação teatral. 2016. 227 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016. |
Resumo: | O tema de análise da pesquisa acadêmica de mestrado que desenvolvemos é a Composição Cenográfica, com foco no estudo de processos intrínsecos às interferências cenográficas em espetáculos teatrais contemporâneos, praticados em "espaços de uso não convencional", du-rante a Ocupação Cênica ou a Coabitação Teatral. Dedicamos em nossa pesquisa uma atenção especial às ações de caráter criativo e aos procedimentos técnicos inerentes à Composição Cenográfica, tendo em vista a importância dos espaços que foram eleitos, seus significados peculiares e suas contribuições para a dinamização da narrativa cênica. Acreditamos que a partir deste estudo e da análise dos espetáculos que participei ativamente enquanto diretor de arte, sejam ampliadas e potencializadas nossa percepção e nossas reflexões sobre a ressignifi-cação do espaço enquanto "lugar teatral". |
Resumo em outra língua: | El tema de análisis de la investigación académica de maestría que hemos desarrollado es la Composición Escenográfica, centrándose en el estudio de los procesos intrínsecos a las inter-ferencias escenográficas en puestas en escena contemporáneas, realizadas en los "espacios de uso no convencional", durante la Ocupación Escénica o la Cohabitación Teatral. Dedicamos en nuestra investigación una especial atención a las acciones creativas y a los procedimientos técnicos inherentes a la Composición Escenográfica, en vista de la importancia de los espa-cios que fueron elegidos, sus significados peculiares y sus contribuciones a la promoción de la narración escénica. Creemos que a partir de este estudio y de la análisis de los espectáculos que participé activamente en cuanto director de arte, sean ampliadas y potenciadas nuestra percepción y nuestras reflexiones sobre la reformulación del espacio en cuanto "lugar teatral". |
Descrição: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6910 |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. |
Aparece nas coleções: | PPGAC - Mestrado (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_EstudosProcessosComposição.pdf | 10,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.