Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6910
Título: Estudos de processos de composição cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante a ocupação cênica e a coabitação teatral.
Autor(es): Mendes, Daniel Marcos Pereira
Orientador(es): Oliveira, Rogério Santos de
Palavras-chave: Coabitação - teatro
Teatros - cenografia e cenários
Data do documento: 2016
Membros da banca: Kosovski, Lídia
Valença, Ernesto Gomes
Referência: MENDES, Daniel Marcos Pereira. Estudos de processos de composição cenográfica em espetáculos teatrais praticados em espaços de uso não convencional durante a ocupação cênica e a coabitação teatral. 2016. 227 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: O tema de análise da pesquisa acadêmica de mestrado que desenvolvemos é a Composição Cenográfica, com foco no estudo de processos intrínsecos às interferências cenográficas em espetáculos teatrais contemporâneos, praticados em "espaços de uso não convencional", du-rante a Ocupação Cênica ou a Coabitação Teatral. Dedicamos em nossa pesquisa uma atenção especial às ações de caráter criativo e aos procedimentos técnicos inerentes à Composição Cenográfica, tendo em vista a importância dos espaços que foram eleitos, seus significados peculiares e suas contribuições para a dinamização da narrativa cênica. Acreditamos que a partir deste estudo e da análise dos espetáculos que participei ativamente enquanto diretor de arte, sejam ampliadas e potencializadas nossa percepção e nossas reflexões sobre a ressignifi-cação do espaço enquanto "lugar teatral".
Resumo em outra língua: El tema de análisis de la investigación académica de maestría que hemos desarrollado es la Composición Escenográfica, centrándose en el estudio de los procesos intrínsecos a las inter-ferencias escenográficas en puestas en escena contemporáneas, realizadas en los "espacios de uso no convencional", durante la Ocupación Escénica o la Cohabitación Teatral. Dedicamos en nuestra investigación una especial atención a las acciones creativas y a los procedimientos técnicos inherentes a la Composición Escenográfica, en vista de la importancia de los espa-cios que fueron elegidos, sus significados peculiares y sus contribuciones a la promoción de la narración escénica. Creemos que a partir de este estudio y de la análisis de los espectáculos que participé activamente en cuanto director de arte, sean ampliadas y potenciadas nuestra percepción y nuestras reflexiones sobre la reformulación del espacio en cuanto "lugar teatral".
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6910
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EstudosProcessosComposição.pdf10,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.