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Título: A formação inicial de educadores de jovens e adultos nas universidades federais de Minas Gerais : a perspectiva dos pedagogos em formação.
Autor(es): Queiroz, Ana Helena Oliveira
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Porcaro, Rosa Cristina
Palavras-chave: Formação de professores
Educação de jovens e adultos
Pedagogos
Data do documento: 2016
Membros da banca: Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Referência: QUEIROZ, Ana Helena Oliveira. A formação inicial de educadores de jovens e adultos nas universidades federais de Minas Gerais: a perspectiva dos pedagogos em formação. 2016. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cujo objetivo geral foi investigar as condições propostas nos cursos presenciais de Pedagogia para a formação inicial do educador de jovens e adultos nas Universidades Federais de Minas Gerais. Como objetivos específicos, buscou-se mapear os cursos de licenciatura em Pedagogia existentes em Minas Gerais; delinear a identidade formativa desses cursos em relação à Educação de Jovens e Adultos; e identificar os desafios que os graduandos que têm interesse profissional por essa modalidade de ensino enfrentam em sua trajetória formativa. O estudo utilizou-se das abordagens qualitativa e quantitativa. Na perspectiva desta última, foi aplicado um questionário para os graduandos dos cursos de Pedagogia, com questões fechadas. Uma abordagem mais qualitativa foi utilizada na pesquisa documental, quando analisados os projetos pedagógicos, e ao tratamento das questões abertas do questionário. A aplicação deste ocorreu via internet, por meio do Sistema on-line Google Drive. O campo de estudo desta pesquisa foi formado pelas Universidades Federais de Minas Gerais que possuem o curso presencial de licenciatura em Pedagogia, totalizando nove Instituições. O foco foi a compreensão do olhar e da percepção do aluno concluinte do curso de Pedagogia com relação ao processo de formação que possibilite a sua atuação na EJA. Os resultados indicaram que oito Instituições concordaram com a realização da pesquisa. Contou-se com um público de 45 graduandos, em sua maioria do sexo feminino, solteiros, com a faixa etária entre 18 e 24 anos. Constatou-se com base nas falas dos graduandos que estes acreditam na importância de uma formação para o docente que seja específica e voltada para a EJA. Além disso, verificou-se que os cursos de Pedagogia possuem disciplinas específicas e ações voltadas para o ensino do futuro educador da EJA nas Instituições. Porém, segundo as narrativas dos participantes da pesquisa, estas não são suficientes para preparar o profissional que atuará em tal modalidade, com uma formação que seja de qualidade e que atenda às especificidades do público da EJA.
Resumo em outra língua: The present dissertation reveals the results of a research developed in the Program of Master’s degree in Education of University Federal of Ouro Preto (UFOP), which general aim is to investigate the conditions proposed in the presential courses of Pedagogy to the initial training of the youth and adult’s teachers in federal universities in Minas Gerais. As specifics aims, it was sought to map the existing licenciate degree in Pedagogy of Minas Gerais; to get knowledge of the educational identity of these courses regarding to Youth and Adult Education (EJA), and evaluate the challenges that graduate students, who have professional interest in this modality, face to in their education path. This study was based in both qualitative and quantitative approaches. From the perspective of the last one, it was applied a questionnaire to the students of presential courses in Pedagogy, with objectives questions. A qualitative approach was used in a second moment, in documental research, when were analyzed the pedagogical projects, and on the analysis on the essay questions in the questionnaire. The application of these questionnaires was effectuated on internet, by means of the Google Drive. The study field of this research was composed by the federal universities of Minas Gerais that offer the presential course of licenciate degree in Pedagogy, in presential modality, totalizing nine institutions. The focus was to comprehend the Pedagogy alummni’s vision and perception in concern with the education process that allow their actuation in EJA. The results indicate that eight Institutions agreed participating of the research. The participants totalized 45 graduating students, mostly female, single, and aged between 18 and 24 years old. It was apprehended, based on the graduate students’ speeches, that they believe in the importance of training for the teacher that is specific and oriented to EJA. Furthermore, it was verified that the Pedagogy courses offer specific disciplines and actions aimed to the training of the future EJA’s teacher in Institutions. However, according to the participants’ speeches, these are not sufficient to prepare the professional that will work in such modality with a training which is qualified and complies with the EJA’s public specificities.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6907
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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