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Título: Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico.
Autor(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Conte, Gabriel Manthay
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Free rider behavior
E-consumidor
Data do documento: 2016
Referência: CERIBELI, H. B.; CONTE, G. M. Análise do comportamento caronista no comércio eletrônico. Nucleus, Ituverava, v. 13, p. 167-182, 2016. Disponível em:<http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/1447>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar se os fatores que explicam a adoção do comércio eletrônico são também capazes de explicar o comportamento caronista dos e-consumidores. Para atingir o objetivo proposto, foi realizado um levantamento de campo, com amostra composta por 307 indivíduos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. A partir dos resultados obtidos nas análises estatísticas, constatou-se que existem alguns fatores que motivam a adoção do comércio eletrônico e que influenciam diretamente a adoção do comportamento caronista, sendo eles (1) a percepção de que é possível encontrar preços mais baixos nas compras realizadas pela Internet, (2) a percepção de maior conveniência nas compras efetuadas online, (3) a percepção reduzida de risco associada ao e-commerce, e (4) a pré-disposição em buscar mais informações prévias em redes sociais, com terceiros que fazem dos grupos sociais com os quais se possui contato ou com base em experiências anteriores.
Resumo em outra língua: This research aimed to analyze if the factors that explain the adoption of electronic commerce are also able to explain the free-rider behavior of the e-consumers. To achieve the proposed objective, a field survey was conducted with a sample of 307 individuals. For data analysis, we used the Exploratory Factor Analysis and Multiple Regression Analysis. From the results obtained in the statistical analyzes, it was found that there are some factors that motivate the adoption of electronic commerce that directly influence the free-rider behavior, which are the perception of low prices and convenience, both related with e-commerce, low perception of risk associated with online shopping, and search of prior information in social networks, with others consumers or based in previous experiences.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6867
DOI: http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.1447
ISSN: 1982-2278
Licença: A Revista Nucleus permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/390> Acesso em: 07 out. 2019.
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