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Título: Processos de ensino-aprendizagem e a Síndrome de Burnout : reflexões sobre o adoecimento do professor e suas consequências didáticas.
Título(s) alternativo(s): Teaching-learning processes and Burnout Syndrome : reflections on teacher illness and its didactic consequences.
Autor(es): Simões, Jade Antunes
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Sena, Rosany Cecília de
Palavras-chave: Burnout
Teaching illness
Ensino aprendizagem
Adoecimento docente
Data do documento: 2015
Referência: Os trabalhos publicados na ADM.MADE estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista ADM.MADE <http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.
Resumo: O adoecimento do professor-trabalhador tem, como expressão mais frequente, a síndrome de burnout. Esta síndrome afeta negativamente o trabalhador, tal como o ambiente institucional. O presente trabalho tem, como objetivo, diagnosticar se há indícios da síndrome de burnout entre os professores de uma instituição federal de ensino superior, localizada na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais- Brasil e identificar qual o nível da síndrome nos docentes que participaram da pesquisa. Para tal, utilizou-se dos métodos qualitativo e quantitativo por meio de dois instrumentos de pesquisa: (1) questionário sócio-funcional e (2) o Maslach Burnout Inventory Educators Survey-ES. Após análise e interpretação dos dados, verificou-se que nenhum dos professores que participaram da pesquisa foi “diagnosticado” com a síndrome, entretanto foram encontrados vestígios que podem levar a ela. Esses resultados vêm corroborar o fato de que se fazem necessárias reflexões sobre as condições atuais dos docentes enquanto sujeitos ao adoecimento no ambiente de ensino, uma vez que esse adoecimento atinge não só o professor como indivíduo, mas também como parte integrante de todo um sistema de ensino-aprendizagem.
Resumo em outra língua: Teacher´s illness is often expressed through the burnout syndrome. This syndrome adversely affects the worker, as the institutional environment. This work has the objective to diagnose whether there are signs of burnout among teachers of a federal institution of higher education located in Mariana, in Minas Gerais, Brazil and to identify the syndrome level among teachers who participated in the survey. To do this, qualitative and quantitative methods were used, applying two research tools: (1) Questionnaire and the Socio-Functional (2) Maslach Burnout Inventory 'educators Survey-ES'. After the analysis and interpretation of data, it was found that none of the teachers in the survey was "diagnosed" with the syndrome, however they found traces that can lead to it. These results corroborate the fact that reflections on the current conditions of teachers as subjects to illness in the learning environment are necessary, since this illness affects not only the teacher as an individual but also the whole system of teaching and learning.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6857
ISSN: 2237-5139
Licença: Os trabalhos publicados na ADM.MADE estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista ADM.MADE <http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/admmade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.
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