Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6831
Título: Políticas públicas de formação e capacitação continuada de professores da educação básica por meio da educação a distância.
Título(s) alternativo(s): Public policy formation and continuing formation for teachers of basic education through distance education.
Autor(es): Tonini, Adriana Maria
Silva, Antonio Marcelo Jackson Ferreira da
Palavras-chave: Educação
Formação continuada
Licenciaturas
Public politics
Degrees
Data do documento: 2015
Referência: TONINI, A. M.; SILVA, A. M. J. F. da. Políticas públicas de formação e capacitação continuada de professores da educação básica por meio da educação a distância. Revista Educa Online, v. 9, p. 88-104, 2015. Disponível em: <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=638>. Acesso em: 07 ago. 2016.
Resumo: Atualmente uma das preocupações que perpassam o contexto educacional do País insere-se as políticas públicas de formação de professores para a educação básica. Nessa ótica o país oferece cursos de Educação a Distância (EaD) como proposta de educação de jovens e adultos e de formação continuada. Diante do exposto, esse artigo tem como objetivo analisar algumas propostas de políticas públicas brasileiras para cursos de graduação, especialização e capacitação a distância para professores da rede básica pública de ensino. Mesmo porque, considerando as dimensões do país, a quantidade de pessoas a serem educadas, a infraestrutura física disponível e o número de educadores com capacidade para facilitar esse processo, a educação a distância no ensino superior é, mais do que viável, é necessária. ________________________________________________________________________
ABSTRACT: Nowadays the concerns that underlie the educational context of the country is part of public policy training of teachers for basic education. From this perspective the country offers courses in Distance Education (DE) as proposed of youth education, adult and continuing education. Given the above, this article aims to analyze some proposals of Brazilian public policies for undergraduate, specialization and distance training for teachers of basic public education. Even because, considering the dimension of the country, the quantity of people to be educated, the infrastructure available and the number of educators with the ability to make this process easier, the Distance Education in higher education is more than viable it is necessary.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6831
ISSN: 19832664
Licença: Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Revista Educa Online <http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=about&op=submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 fev. 2016.
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PolíticasPúblicasFormação.pdf404,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.