Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6815
Título: Da imagem ao processo : a produção e a fruição fotográfica no Arquivo Pedro Meyer.
Título(s) alternativo(s): From an image to its process : the photographic production and fruition in Pedro Meyer’s Archive.
Autor(es): Santos, Ana Carolina Lima
Palavras-chave: Acervo fotográfico
Processos de criação
Dissemination and reception of images
Pedro Meyer
Data do documento: 2015
Referência: SANTOS, A. C. L. Da imagem ao processo: a produção e a fruição fotográfica no Arquivo Pedro Meyer. Discursos Fotográficos, v. 11, p. 147-168, 2015. Disponível em:<http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/22516/18067>. Acesso em: 25 jul. 2015.
Resumo: O Arquivo Pedro Meyer é uma plataforma digital na qual todo o trabalho fotográfico do artista, além de textos e vídeos sobre ele, está disponível sem qualquer filtro do produtor. O presente artigo se propõe a apresentar esse banco de dados bem como a refletir sobre as implicações que ele traz para a circulação, a difusão e a recepção das imagens de Meyer. Por meio de análises documentais e pesquisas bibliográficas, compreende-se que, ao tornar visíveis seus métodos de produção, o fotógrafo revela uma forma autêntica de lidar como sua criação, entendida não como produto final, mas como algo inacabado e incompleto. Além disso, na medida em que dá ao espectador a chance de entrar nos bastidores de sua obra, olhando-a ‘de dentro’, Meyer permite que ele também passe a entendê-la reintegrada e ressignificada pelos seus processos de fabricação.
Resumo em outra língua: Pedro Meyer’s archive is a digital platform in which all the photographic work of the artist, as well as documents and videos about it, is available without filters from the producer. The present paper aims to present this database and to reflect on the implications that it brings to circulation, dissemination and reception of Meyer’s images. By making visible his methods of production, the photographer seems to reveal an authentic way to deal with his creation, understood not as a final product, but as something unfinished and incomplete. Moreover, Meyer gives the spectator a chance to ‘get behind the scenes’ to view images reinstated and re-signified by their manufacturing processes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6815
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2015v11n19p147
ISSN: 1984-7939
Licença: Os trabalhos publicados na Discursos Fotográficos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Discursos Fotográficos <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ImagemProcessoProdução.pdf18,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.