Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6738
Título: Teoria ator-rede, literatura e educação em ciências : uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula.
Título(s) alternativo(s): Actor-network theory, literature and education in science : a socieotechnical network materialization proposition for the classroom.
Autor(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Lisboa, Débora do Prado
Oliveira, Denise do Prado Lisboa
Coutinho, Francisco Ângelo
Palavras-chave: Literatura
Educação científica
Actor network theory
Scientific education
Data do documento: 2016
Referência: SILVA, F. A. R. e et al. Teoria ator-rede, literatura e educação em ciências: uma proposta de materialização da rede sociotécnica em sala de aula. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 1-18, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/2016nahead/1983-2117-epec-2016180101.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Resumo: O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto “O alienista”, de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.
Resumo em outra língua: The paper presents the actor-network theory with an approach that allows us to understand the complexity of scientific knowledge’s socio-material production network. As an example, we analyze Machado de Assis’ short story “O alienista”. Methodologically, the paper searches to identify the characters and the entities by describing their actions and associations. With the report’s production, we also intend to explore how Machado de Assis reveals the way in which scientific knowledge is used as a power and domination tool. We hope our analysis make the construction of teaching strategies that use Machado de Assis’ short stories possible, as a way of understanding the processes of producing science.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6738
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172016180101
ISSN: 1983-2117
Licença: Todo o conteúdo do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-2117>. Acesso em: 27 ago. 2019.
Aparece nas coleções:DEBIO - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TeoriaAtorRede.pdf265,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.