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Título: Formação docente em ensino de Ciências : uma reflexão a partir da epistemologia da ignorância.
Autor(es): Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Coutinho, Francisco Ângelo
Palavras-chave: Formação de professores
Epistemologia da prática
Realidades colaterais
Spaces of hesitation
Uncertain
Data do documento: 2016
Referência: SILVA, F. A. R. e; COUTINHO, F. A. Formação docente em ensino de Ciências: uma reflexão a partir da epistemologia da ignorância. Educação em Foco, v. 21, p. 197-214, 2016. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/2950>. Acesso em: 11 jul. 2016.
Resumo: Neste artigo apresentamos algumas reflexões oriundas de nossas pesquisas em formação docente. Para tanto, trazemos as contribuições dos estudos dos sistemas de produção de ignorância, da epistemologia da prática e dos estudos de produção de realidades colaterais para pensar esses processos de capacitação profissional. O primeiro referencial nos propicia repensar as premissas que sustentam as pesquisas tradicionais que sustentam a noção de déficit e que não valorizam os saberes que são produzidos na prática, perpetuando um distanciamento entre a academia e a escola. O segundo referencial nos conduz a investigação in loco e nos desafia a desvelar e socializar os saberes que são produzidos por docentes quando envolvidos nas múltiplas tarefas do ensinar. Por último, ressaltamos como os diferentes sujeitos, objetos e processos têm efeitos performativos sobre a realidade, o que possibilita a criação de novas entidades e relações com o mundo. Terminamos com a sugestão de criarmos espaços de hesitação para pensarmos a formação docente.
Resumo em outra língua: In this paper we presented some reflections provided by our research in teaching formation. We supported our analysis with the studies of ignorance production systems, the findings of epistemology of practice, and the studies of side reality production to think of these professional training processes. The first theoretical reference helps us to rethink about the premises that supported the traditional researches such as its notion of deficit and its lack of valorization to knowledge produced in practice, which perpetuates the distance between school and university. The second theoretical reference leads us to undertake in loco investigation as well as challenges us to uncover and socialize the knowledge produced by teachers when they are involved in multiple teaching tasks. Finally, we emphasize how different subjects, objects and processes have performative effects on the reality, which enables the creation of new entities and relationships with the world. We finished our study with a suggestion of creating spaces of hesitation for thinking about teaching formation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6736
ISSN: 2317-0093
Licença: Os trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 ago. 2019.
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