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Título: Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica.
Autor(es): Rezende, Ezequiel Mendonça
Orientador(es): Gouveia, Antônio Maria Claret de
Palavras-chave: Automóveis - estacionamento
Construção metálica
Paletes - transporte - armazenagem
Data do documento: 2004
Referência: REZENDE, Ezequiel Mendonça. Sistemas de estacionamento vertical modulado em estrutura metálica. 2004. 212 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2004.
Resumo: Um dos maiores problemas das grandes cidades está relacionado ao envelhecimento dos centros urbanos associado à falência de toda a estrutura viária para receber um sistema de trânsito cada vez mais conturbado. Paralelamente a isto, o incremento de políticas públicas que privilegiam a revitalização dos centros e a melhoria nos transportes coletivos poderá ajudar a reverter parte deste quadro, mas, ironicamente, em contrapartida, agrava o complexo problema de estacionamento de veículos nestas áreas centrais que merecem um novo enfoque e a busca de novas soluções. Este é o tema principal deste trabalho. Para compreender melhor o impacto urbano provocado pelo uso do automóvel, deve-se retroceder à sua evolução na história, desde a sua criação no final do séc. XIX, atingindo um grande crescimento após a segunda guerra mundial. Atualmente enfrentam-se, nos grandes centros urbanos, políticas de pedágios urbanos com o objetivo de minimizar os impactos negativos do trânsito em determinadas áreas. Para a criação de novos espaços de estacionamento nestas regiões centrais é necessário buscar soluções criativas que adotem um aumento da densidade de armazenamento de veículos em determinados locais. Uma das possibilidades é a implantação de edifícios modulados em estrutura metálica, totalmente automatizados, que consistem praticamente em simples estruturas, sem a necessidade do uso de lajes para pisos, ou mesmo, de elementos de fechamentos. A exemplo destes edifícios modulados, podemos citar os galpões de armazenamento de grandes atacadistas existentes no Brasil. Estes edifícios, por suas próprias características, não permitem o acesso do usuário ao seu interior, já que os veículos são conduzidos por equipamentos totalmente robotizados. Este trabalho apresenta quatro tipologias de Sistemas de Estacionamento Modular Automatizado (Modular Automated Parking Systems - MAPS) que podem ser implantados em uma grande variedade de situações, desde pequenos lotes urbanos até composições que permitam a criação de edifícios garagens comcapacidade para centenas ou até milhares de veículos, bastando para isto, agregar mais módulos construtivos à edificação. Cada módulo é formado por células que comportam dois ou quatro veículos, dependendo da sua tipologia. Por serem em estrutura metálica, estes módulos podem ser montados em um terreno urbano e após um determinado tempo, desmontados e transferidos para outro local. Um estudo de caso compara a solução de um edifício subterrâneo convencional em concreto armado proposto para uma grande área urbana na cidade de Belo Horizonte - MG, com um Sistema de Estacionamento Modular Automatizado proposto para o mesmo local. Neste estudo, o sistema modular foi considerado inicialmente acima do solo e posteriormente subterrâneo. Por fim, é feita uma análise de um trecho da malha urbana da cidade de Belo Horizonte, verificando a viabilidade da implantação destes sistemas automatizados em terrenos propícios numa região de comércio, carente de áreas de estacionamento. As conclusões apresentadas neste trabalho mostram a vantagem do uso do Sistema de Estacionamento Modular Automatizado em determinadas situações, em que não são possíveis as implantações de edificações convencionais. Este trabalho também apresenta as possibilidades de uso dos sistemas modulares para a revitalização (retrofit) de edificações antigas existentes nos centros urbanos.
Resumo em outra língua: One of the big city’s greatest problems is associated with the aging of urban downtown centers and the failure of the traffic structure to support a traffic system which is more and more chaotic every day. While a growth of public policies which encourage downtown revitalization and the improvement of mass transportation should help revert part of this scenario, ironically it aggravates the already complex parking problem in urban downtown centers. This issue requires a new approach as well as a search for new solutions. This is the main subject of this dissertation. It is important to look back on motor vehicle history in order to understand well its impact on the modern urban scenario, from its creation in the late 19th century to its vast growth after the Second World War. Nowadays, urban toll policies are used in order to minimize the negative traffic impacts in certain urban areas. It is imperative to look for creative solutions when planning new parking locations in downtown areas by adopting denser vehicle storage in specific sites. One possibility is the implementation of buildings with modular metallic structures, fully automated, comprised of a simple structure without the need for floor and wall fillings. Take for example the large warehouses in Brazil; these buildings because of their intrinsic characteristics do not allow the user access to its interior as the vehicles are conducted by fully robotized equipment. This dissertation presents four typologies of Modular Automated Parking Systems - MAPS - which can be implemented in a great variety of situations from small downtown lots to compositions allowing the construction of garage buildings holding hundreds or even thousands of vehicles just by adding prefabricated modules to the original building. Each module is made up of cells that hold two or four vehicles depending on its typology. Having metallic structures, these modules can be assembled in an urban site and after some time it can be disassembled and transferred to a distinct site. A case study compares a conventional concrete underground building solution proposed for a large downtown site in Belo Horizonte - MG - to a Modular Automated Parking System proposed for the same site. In this study the modular system was initially considered over the ground and later totally underground. An urban mesh analysis of the city of Belo Horizonte is done as well, verifying the viability of gain with the implementation of automated systems in propitious sites in a shopping center in the need of parking spots. The conclusion presented in this dissertation show the advantages of the use of Modular Automated Parking System in specific situations when conventional buildings are not conceivable. This dissertation also presents the possibilities of retrofitting old buildings in urban downtown centers with modular systems.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6706
Licença: Open access
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