Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6691
Título: O papel da argumentação na mudança conceitual e suas relações com a epistemologia de Lakatos.
Autor(es): Martins, Marina
Justi, Rosária da Silva
Mendonça, Paula Cristina Cardoso
Palavras-chave: Filosofia lakatosiana
Argumentação
Conceptual change
Mudança conceitual
Lakatosian
Data do documento: 2016
Referência: MARTINS, M.; JUSTI, R. da S.; MENDONÇA, P. C. C. O papel da argumentação na mudança conceitual e suas relações com a epistemologia de Lakatos. Educación Química, v. 27, p. 3-14, 2016. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0187893X1500066X>. Acesso em: 16 jun. 2016.
Resumo: O objetivo geral desse artigo é analisar o papel da argumentac¸ão no processo de mudanc¸a conceitual de estudantes. Para isso, foi utilizado o referencial teórico de Lakatos na análise de dados de um processo de ensino fundamentado em modelagem para o tema interac¸ões intermoleculares. A coleta de dados ocorreu em uma turma de 2.◦ ano do ensino médio a partir de registros em vídeo, notas de campo da pesquisadora e cópia de todas as ativi-dades escritas produzidas pelos estudantes. A partir dos resultados, propomos que o elemento núcleo da filosofia Lakatosiana exerce o papel de afirmativa no argumento, enquanto o ele-mento cinturão protetor é construído por hipóteses auxiliares, que podem exercer o papel de 3 elementos da argumentac¸ão: evidências, afirmativas ou argumentos. Concluímos e defendemos que o referencial teórico de Lakatos é viável como ferramenta para a análise da construc¸ão do conhecimento dos alunos, pois favorece a compreensão do processo de mudanc¸a conceitual e a influência da argumentac¸ão no mesmo numa perspectiva ampla. Direitos Reservados © 2015 Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Química. Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob a licença de Creative Commons CC License BY-NC-ND 4.0.
Resumo em outra língua: The general aim of this paper is analyse the role of argumentation on students’ conceptual change process. In order to do so, we used Lakatos’ theoretical framework to base the analysis of data gathered in a modelling-based teaching of intermolecular interactions. Data were gathered from video recordings of all lessons involving such learning in a grade 11th class, the researcher’s field notes, and the copy of all written activities produced by students. From the results, we propose that the element ‘hard-core’ of the Lakatosian philosophy plays the role of the claim in the arguments, whilst the element ‘protective belt’ is built by auxiliaryhypotheses that can play the role of three elements of argumentation: evidence, claim orarguments. We conclude and advocated that the Lakatos’ theoretical framework is a viabletool for basis the analysis of the students’ knowledge construction since it can support theunderstanding of the conceptual change process, and of the influence of argumentation on thisprocess in a broad perspective.All Rights Reserved © 2015 Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Química.This is an open access item distributed under the Creative Commons CC License BY-NC-ND 4.0.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6691
DOI: https://doi.org/10.1016/j.eq.2015.08.003
ISSN: 1870-8404
Licença: Todo o conteúdo do periódico Revista Educación Química, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: < http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_serial&pid=0187-893X&nrm=iso&rep=&lng=pt >. Acesso em: 21 out. 2015.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PapelArgumentaçãoMudança.pdf571,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.