Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6667
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Alex Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Siomara Aparecida da-
dc.date.accessioned2016-07-29T16:43:53Z-
dc.date.available2016-07-29T16:43:53Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, A. R.; SILVA, S. A. da. Parâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 7, p. 531-539, 2015. Disponível em: <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/341/322>. Acesso em: 16 jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4956-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6667-
dc.description.abstractO presente estudo buscou identificar os parâmetros do processo de ensino-aprendizagem e treinamento no contexto da modalidade de futsal em uma equipe da categoria mirim (crianças entre 10-13 anos), situada na cidade Ouro Preto-MG. Foram analisadas 18 sessões de treinos que totalizaram 1138,17 minutos. Foram identificados cinco (5) tipos de segmentos diferentes das sessões de treino correspondentes aos parâmetros: jogo coletivo, treinamento técnico, treinamento físico, capacidade de jogo e conversa com o treinador. O segmento jogo coletivo apresentou o maior tempo com 736,91 minutos (64,74%) do tempo total das sessões de treino. No segmento capacidade de jogo, somente foram encontrados conteúdos capacidades coordenativas com 4,53% do tempo total, representando 51,6 minutos. Foi possível identificar os parâmetros do EAT e identifica-los com características do método analítico, característico da abordagem tecnicista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectRendimento esportivopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSports performancept_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.titleParâmetros do processo de ensino-aprendizagem no contexto de treinamento do futsal.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching-learning process parameters futsal training context.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseTodo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019.pt_BR
dc.description.abstractenThe present study aimed to identify the parameters of the teaching-learning and training process in the context of futsal, in a children category team (children aged 10-13 years), in the city Ouro Preto-MG. 18 practice sessions totaling 1138.17 minutes were analyzed. Five (5) different types of segments corresponding to the parameters of the training sessions were identified, such as: Collective game, technical training, physical training, game capability, and talking with the coach. The segment collective game appeared in most of the time with 736.91 minutes, 64.74% of the total time of the training sessions. In the segment game capability the only content found was coordinative capacities with 4.53% of the total time, representing 51.6 minutes. It was possible to identify the parameters of the EAT. These parameters showed analytical features, characteristic method of the techniques approach.-
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ParâmetroProcessoEnsino.pdf250,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.