Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6643
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorReis, Frederico da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, João Lucas de-
dc.date.accessioned2016-07-28T18:38:34Z-
dc.date.available2016-07-28T18:38:34Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Lucas de. A utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real: um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6643-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva investigar os processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, a partir da utilização de softwares dinâmicos. Especificamente busca-se identificar as possíveis contribuições da utilização do software GeoGebra a esses processos dessa disciplina. O trabalhou fundamenta-se teoricamente em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Significados da Integral e Rigor e Intuição nos processos de Ensino e Aprendizagem do Cálculo e Análise. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se busca a compreensão de determinado grupo de professores, separados em duplas, de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Como maneira de alcançar os objetivos, foram elaboradas, implementadas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann nos respectivos laboratórios dessas universidades mineiras. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribui para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange a construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise, os conceitos subjacentes ao de Integral destas disciplinas, assim como na possibilidade de discussões de conteúdos da Integral de Lebesgue. Assim, destacam-se algumas possiblidades de abordagem dos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de Integral aos Professores de Análise, possibilitando-os fazer um paralelo com os significados intuitivos advindos do Cálculo, a fim de serem provados na Análise.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectCálculo - ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - ensino superiorpt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.titleA utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real : um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeSantos, Edson Crisóstomo dospt_BR
dc.contributor.refereeViana, Marger da Conceição Venturapt_BR
dc.description.abstractenThis research aims to investigate the processes of teaching and learning Riemann Integral Real Analysis courses, offered in graduation and Bachelor degree of Mathematics from the use of dynamic software. Specifically seeks to identify the possible contributions of the use of GeoGebra software to these processes that discipline. The working theory is based on research on Advanced Mathematics Think Processes, Meanings of Integral and Rigour and Intuition in teaching processes and calculation and analysis Learning. The research is qualitative in nature, and a case study because it seeks to understand a certain group of teachers, separated in pairs of two federal universities in the state of Minas Gerais. As a way to achieve the objectives they were developed, implemented and evaluated visual and numerical exploration activities related to the concept of Riemann integral in their laboratories these mining universities. The results showed that the use of GeoGebra software contributes to a possible discussion between teachers and students regarding the construction and reinterpretation of Integral concept of Riemann in the analysis and / or in the transition between the calculation and analysis, the concepts underlying the full of these disciplines, as well as the possibility of content discussions of full Lebesgue. Thus, we highlight some possibilities of approach to teaching and learning processes of the Comprehensive content analysis to teachers, enabling them to make a parallel with the intuitive meanings arising from the calculation, in order to be tested in the analysis.-
Aparece nas coleções:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoSoftwaresDinâmicos.pdf6,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AtividadesExploratóriasGeogebra.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons