Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6643
Title: A utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real : um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann.
Authors: Oliveira, João Lucas de
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Frederico da Silva
Keywords: Ensino auxiliado por computador
Cálculo - ensino
Matemática - ensino superior
Intuição
Issue Date: 2016
metadata.dc.contributor.referee: Santos, Edson Crisóstomo dos
Viana, Marger da Conceição Ventura
Citation: OLIVEIRA, João Lucas de. A utilização de softwares dinâmicos no Ensino de Análise Real: um estudo sobre a construção do conceito de Integral de Riemann. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Abstract: Esta pesquisa objetiva investigar os processos de ensino e aprendizagem de Integral de Riemann em disciplinas de Análise Real, oferecidas em cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, a partir da utilização de softwares dinâmicos. Especificamente busca-se identificar as possíveis contribuições da utilização do software GeoGebra a esses processos dessa disciplina. O trabalhou fundamenta-se teoricamente em pesquisas sobre Processos do Pensamento Matemática Avançado, Significados da Integral e Rigor e Intuição nos processos de Ensino e Aprendizagem do Cálculo e Análise. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo um estudo de caso, pois se busca a compreensão de determinado grupo de professores, separados em duplas, de duas universidades federais do estado de Minas Gerais. Como maneira de alcançar os objetivos, foram elaboradas, implementadas e avaliadas atividades de exploração visual e numérica relacionadas ao conceito de Integral de Riemann nos respectivos laboratórios dessas universidades mineiras. Os resultados apontaram que a utilização do software GeoGebra contribui para uma possível discussão entre professores e alunos no que tange a construção e ressignificação do conceito de Integral de Riemann na Análise e/ou na transição entre o Cálculo e a Análise, os conceitos subjacentes ao de Integral destas disciplinas, assim como na possibilidade de discussões de conteúdos da Integral de Lebesgue. Assim, destacam-se algumas possiblidades de abordagem dos processos de ensino e aprendizagem do conteúdo de Integral aos Professores de Análise, possibilitando-os fazer um paralelo com os significados intuitivos advindos do Cálculo, a fim de serem provados na Análise.
metadata.dc.description.abstracten: This research aims to investigate the processes of teaching and learning Riemann Integral Real Analysis courses, offered in graduation and Bachelor degree of Mathematics from the use of dynamic software. Specifically seeks to identify the possible contributions of the use of GeoGebra software to these processes that discipline. The working theory is based on research on Advanced Mathematics Think Processes, Meanings of Integral and Rigour and Intuition in teaching processes and calculation and analysis Learning. The research is qualitative in nature, and a case study because it seeks to understand a certain group of teachers, separated in pairs of two federal universities in the state of Minas Gerais. As a way to achieve the objectives they were developed, implemented and evaluated visual and numerical exploration activities related to the concept of Riemann integral in their laboratories these mining universities. The results showed that the use of GeoGebra software contributes to a possible discussion between teachers and students regarding the construction and reinterpretation of Integral concept of Riemann in the analysis and / or in the transition between the calculation and analysis, the concepts underlying the full of these disciplines, as well as the possibility of content discussions of full Lebesgue. Thus, we highlight some possibilities of approach to teaching and learning processes of the Comprehensive content analysis to teachers, enabling them to make a parallel with the intuitive meanings arising from the calculation, in order to be tested in the analysis.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6643
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoSoftwaresDinâmicos.pdf6,7 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_AtividadesExploratóriasGeogebra.pdf2,96 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons