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Título: Análise da fadiga em juntas tubulares de plataformas offshore fixas através de modelos em elementos finitos.
Autor(es): Taier, Roberto
Orientador(es): Araújo, Ernani Carlos de
Godefroid, Leonardo Barbosa
Palavras-chave: Instalação offshore
Análise estrutural
Data do documento: 2002
Membros da banca: Ebecken, Nelson Francisco Favilla
Referência: TAIER, Roberto. Análise da fadiga em juntas tubulares de plataformas offshore fixas através de modelos em elementos finitos. 2002. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2002.
Resumo: Dos custos de monitoramento das condições em serviço de uma instalação offshore estima-se que 50% referem-se a inspeções para averiguar trincas por fadiga. Inspeção e avaliação de defeitos são importantes para garantir a integridade da instalação ao longo do tempo, atendendo aos critérios de segurança e de operacionalidade. O aprimoramento dos procedimentos para elaboração dos programas de monitoramento inclui análises estruturais de confiabilidade, avaliações de conseqüências de falhas e cálculos refinados de vida à fadiga para identificar áreas críticas na estrutura. Neste trabalho, quatro juntas tubulares de uma plataforma offshore fixa foram modeladas em elementos finitos para o cálculo das respectivas vidas à fadiga e posterior comparação com os resultados obtidos através de modelos convencionais em elementos de barras. Foram também cotejados os fatores de concentração de tensões, obtidos com base nas formulações paramétricas, com os calculados através dos modelos em elementos finitos. Um programa computacional específico foi utilizado para a análise da fadiga contemplando o modelo usual completo da plataforma em elementos de barras. A partir desses resultados foram selecionadas quatro juntas tubulares típicas, que faziam parte do plano de inspeção da plataforma, para serem modeladas através de um programa específico de análise por elementos finitos. Os resultados desse trabalho objetivaram averiguar a validade do refinamento do cálculo da vida à fadiga em juntas críticas da plataforma e avaliar as suas conseqüências na elaboração do plano de inspeção. Os resultados obtidos permitiram concluir que a análise por elementos finitos tornase recomendada para juntas que não apresentam tipo e/ou comportamento compatíveis com as configurações padronizadas, normalmente utilizadas pelos programas. Das quatro juntas analisadas, duas delas apresentaram valores de vidas à fadiga melhores que os existentes, superiores à vida útil da plataforma com fator de segurança, não necessitando, portanto, fazer parte do plano de inspeção da plataforma.
Resumo em outra língua: It is evaluated that 50% of the total costs for in service condition monitoring of offshore installations relate to inspection for fatigue cracks. Inspection and defect assessment are important to ensure the long-term integrity of these installations. The objetive of in-service inspection, maintenance and repair is to verify that the installation meets defined safety and operational criteria. In order to obtain cost-effective inspection programs the methodology employs structural reliability analysis, failure consequence evaluations and refined fatigue life predictions to identify critical areas within the structure. In this work, four tubular joints of a fixed offshore platform were modelled using finite elements to evaluate respective fatigue lifes and posterior comparison with the results obtained from conventional models in frame elements. Stress concentration factors calculated from parametric formulas were also compared with those obtained from finite elements models. Specific computational program was used to predict fatigue life using customary and complete model of platform in frame elements. From these results, four typical tubular joints, part of inspection plan, were selected to be modelled through specific computational system in finite elements. The results of this work have the intention of verifying the validity of the refinement of fatigue analysis on critical joints of the platform and the evaluation of its consequences in the inspection plan. Obtained results show that finite elements analysis is recommended for joints whose type and/or behaviour is not consistent with standard models, used by computational programs. From four analised joints, two of them had results better than existents, greater than useful life of platform with safety factor, and so do not need to be part of platform inspection plan.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6556
Licença: Open access
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