Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/6549
Título: Princípios técnicos de Martha Graham : singularidades de uma poética.
Autor(es): Gonçalves, Gabriela de Oliveira
Orientador(es): Peretta, Éden Silva
Palavras-chave: Graham Martha
Dança moderna - técnica
Dança - estudo e ensino
Data do documento: 2016
Membros da banca: Velardi, Marília
Pinto, Davi de Oliveira
Referência: GONÇALVES, Gabriela de Oliveira. Princípios técnicos de Martha Graham: singularidades de uma poética. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.
Resumo: Martha Graham (1894-1991) foi dançarina e coreógrafa, natural de Allegheny Count, Pennsylvania, nos Estados Unidos. Ícone da Modern Dance norte-americana, ao longo de seus setenta anos de carreira, produziu quase duzentas criações, as quais traziam como tema principal o universo das emoções, elaboradas a partir do diálogo entre criatividade e o desenvolvimento de um notável vocabulário técnico, fruto de inúmeras transformações. No decorrer de sua trajetória, Graham nunca se preocupou de fato em sistematizar e/ou registrar as escolhas e os desdobramentos que perpassaram a construção de sua técnica e de suas criações, e por esse motivo, muitos aspectos primordiais de seu desenvolvimento se encontram submergidos ou estão fadados ao esquecimento com o passar dos anos. Neste viés, o principal intuito desta pesquisa consiste, por meio de pesquisa bibliográfica, em resgatar, apresentar e discutir as relações estruturadas pela artista no desenvolvimento de sua técnica e de suas criações, as possíveis influências oriundas de sua trajetória pessoal, poética e do contexto histórico, social e cultural que atravessaram o movimento da Modern Dance, nos Estados Unidos, cujas singularidades se manifestam nos princípios fundamentais da Martha Graham technique – respiração, contraction e release, e centro motor e de expressividade.
Resumo em outra língua: Martha Graham (1894-1991) was a dancer and choreographer, born in Allegheny Count, Pennsylvania, in the United States of America. Icon of Modern American Dance over her seventy-year career, produced nearly two hundred creations, which brought as main theme the universe of emotions, drew from the dialogue between creativity and the development of a remarkable technical vocabulary, that was a result from numerous transformations. Throughout her career, Graham never bothered actually to systematize and/or record her choices and improvements that permeated the construction of her technique and her creations, and for this reason, many main aspects of development are submerged or they are doomed to oblivion over the years. Thus, by bibliography research, the main purpose of this research is to rescue, to present and to discuss the relationship structured by the artist to develop her technique and her creations, the possible influences coming from her personal, poetic trajectory, and the historical, social and cultural context that crossed the Modern Dance in the United States of America, whose singularities manifests in the fundamental principles of Martha Graham technique - breathing, contraction and release, and center engine and expressiveness.
Descrição: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6549
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/06/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PrincípiosTécnicosMartha.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons